Xadrez melhora comportamento e ganha espaço na escola Maria do Carmo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Buritama

Se alguém perguntar qual a disciplina preferida na escola Maria do Carmo Cunha Guerbas, alguns responderão português, educação física, artes, matemática, outros podem até não responder. O xadrez também poderá estar na preferência das crianças inseridas no projeto que teve início em março.

A modalidade requer concentração, disciplina, raciocínio, ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas, a ser mais observador, mais reflexivos e mais analíticos. As aulas de xadrez podem ajudar a dar um xeque-mate nas notas baixas e no comportamento ruim em sala de aula.

Os treinos de xadrez acontecem nas segundas e terças-feiras e participam alunos do 3º, 4º e 5º anos, ao todo, o projeto conta com 40 crianças. As aulas são realizadas em período inverso, em que o estudante esteja matriculado. Segundo a professora e coordenadora do projeto Alciomar Aparecida Ribeiro Guerbach, a modalidade oferece um suporte pedagógico e se relaciona com outras disciplinas, tais como matemática, artes, história, geografia e ética.

“Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, aprendem a poder tomar suas próprias decisões”, disse.

Os alunos vão participar de um campeonato de xadrez organizado na escola. A competição está prevista para outubro, haverá ainda um campeonato regional, marcado para novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Buritama