Vereadores de Buritama/SP cortam reajuste para servidores, mas aumentam os próprios salários

Reprodução / Freepik
- Publicidade -

Nossa reportagem na data de 24 de fevereiro de 2021 teve acesso no portal da transparência da Câmara dos Vereadores de Buritama/SP, às despesas com salários de vereadores deste município.
Em janeiro de 2020 o salário bruto de um vereador era de R$3.253,31, já em janeiro de 2021 o mesmo salário saltou para incríveis R$4.800,00, um aumento de mais de 47% em pleno ano de pandemia.
Muitos vereadores estão justificando corte no reajuste do servidor público da cidade de Buritama/SP a pandemia, dizendo que a situação em que o pais vive não é favorável para reajustes já previstos na lei, mas estes mesmos vereadores que usam a Lei Complementar n.º 173 de 27 de maio de 2020, em seu artigo 8.°, inciso I para justificar os cortes dos servidores municipais, parecem não acreditar que a Lei serve para eles.

“Art. 8º Na hipótese de que trata o art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de:

I – conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública;”

Podemos encontrar diversas postagens na rede social Facebook de vereadores usando este argumento, porem, estes mesmos vereadores tiveram reajuste na vigência desta mesma Lei.

Assim nos questionamos:

– Porque os vereadores de Buritama/SP não desfazem este excesso corrigindo os valores referentes aos próprios salários para os patamares de antes da Lei Complementar n.° 101 ?

– Os vereadores de Buritama/SP estão preocupados com a economia ou estão perseguindo os servidores municipais de Buritama/SP ?
– Porque a economia pretendida pelos Vereadores de Buritama/SP esta em tese sendo feita apenas com o sacrifício de parte do salário dos servidores públicos ? Os vereadores não vão colaborar ?
– Será que a população tendo acesso a esses dados, aprova a conduta dos vereadores de Buritama/SP ?

CORREÇÃO: Anteriormente havíamos informado que o valor do aumento do salário dos Vereadores era de quase 15% porem, gostaríamos de retificar a informação, na realidade o aumento supera 47% baseado no valor de janeiro de 2020.

- Publicidade -