Unesp e Rotary fazem doações de protetores para combate ao Covid-19

Secom-PMP

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis recebeu nesta semana a doação de protetores faciais rígidos, do tipo Face Shields, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp de Tupã e do Rotary Club de Penápolis. As doações serão repassadas aos profissionais que atuam na Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro e ao Hospital Regional de Campanha do Covid-19 (antigo Hospital Luiz Valente).

No caso da Unesp, foram doadas 100 unidades ao município. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, após tomar conhecimento do projeto desenvolvido pela Unesp para beneficiar os municípios, a secretaria enviou ofício à instituição manifestando o desejo de receber a ajuda.

Já o Rotary Club de Penápolis realizou a entrega, no dia 14, das 50 máscaras rígidas de proteção produzidas em parceria com a Conceito Tecnologia, do empresário e rotariano João Fernandes; as etiquetas foram doadas pela empresa Brindes Penápolis, do empresário Marcelo Buranello. A entrega foi feita pelo presidente do clube de serviço, Abel José Costa, e pelos rotarianos João Fernandes e Cintia Okano.

A Unesp de Tupã, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (Câmpus de Tupã) e com a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade, iniciou a produção de máscaras rígidas com impressoras 3D no mês passado. O objetivo da universidade é disponibilizá-las para proteção de profissionais de saúde e de áreas auxiliares como bombeiros, policiais e motoristas.

As doações recebidas pelo município ocorrem em apoio ao enfrentamento da situação estabelecida pelo coronavírus no Brasil e no mundo, e com a agravante falta de EPIs (equipamentos de proteção individual) no país para os profissionais do país, principalmente aqueles da área da saúde.

Os protetores faciais seguem os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Toda colaboração é bem vinda. Agradecemos à universidade, professores, alunos e demais colaboradores da Unesp, e especialmente ao Rotary Club de Penápolis, importante parceiro da Prefeitura. A todos nossa gratidão pela importante ajuda neste momento que é de união de todos”, destacou o secretário de Saúde, Wilson Braz.

Fonte: Secom – PMP