Últimos dias de inscrições para Auxílio Combustível

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para os estudantes carentes interessados em obter Auxílio Combustível oferecido pela Prefeitura de Penápolis. A ajuda de custo é fornecida a estudantes do Ensino Técnico e Superior que frequentam cursos nas cidades de Araçatuba, Birigui e Lins.

As inscrições devem ser feitas no Serviço de Protocolo da Prefeitura Municipal (Marginal Maria Chica, 1400 – Centro), com pagamento da taxa de expediente. O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os estudantes devem ficar atentos aos documentos exigidos, pois a documentação incompleta exclui definitivamente o interessado.

Requisitos

Poderá se inscrever o interessado que estiver matriculado em curso técnico ou superior em outra cidade, desde que não exista curso similar em Penápolis ou estiver cursando semestre inexistente em instituição de ensino no município. No caso de curso existente em Penápolis, pode se inscrever o aluno que possua bolsa de estudos integral, desde que apresente documento comprobatório.

É necessário que o curso exija frequência e transporte diário. O curso frequentado não pode estar localizado em instituição com distância superior a sessenta quilômetros da cidade de Penápolis.

O beneficiário deve comprovar carência de recursos para suprir as despesas de transporte, possuindo renda per capita não superior a meio salário mínimo (R$ 522,50), não ultrapassando R$3.135,00 de renda familiar mensal. Os alunos que já receberam o benefício em 2019 e tenham interesse em recebê-lo em 2020 devem efetuar nova inscrição.

Documentos

Para se inscrever, o estudante deve preencher o requerimento para inscrição (disponível no site da Prefeitura), além de apresentar cópias dos documentos pessoais como RG e CPF, declaração ou atestado de matrícula original da Instituição de Ensino; comprovante de endereço (no nome do interessado ou de parente de primeiro grau).

Também é necessário apresentar cópia dos comprovantes de renda de todos os residentes na casa com idade superior a 16 anos (holerite / carteira de trabalho / cópia do imposto de renda / extrato bancário comprovando o depósito do benefício de pensão ou aposentadoria).

Caso algum morador com idade superior a 16 anos não exerça atividade remunerada, é preciso apresentar cópia da carteira de trabalho sem registro ou com o último registro e a página seguinte, ou declaração com firma reconhecida. O estudante também deve apresentar cópia do contrato ou declaração da empresa que realizará o transporte.

Outra exigência é o comprovante de conta bancária da Caixa Econômica Federal do tipo Poupança, Conta Corrente ou Conta Caixa Fácil. Essa conta deve estar no nome do aluno. A apresentação incompleta dos documentos solicitados exclui definitivamente o candidato da concessão do benefício.

No ato da inscrição, o aluno deve indicar a empresa que realizará o seu transporte até a instituição de ensino, além de apresentar cópia do contrato ou declaração original. Caso o aluno troque de empresa durante o ano letivo, o mesmo deverá informar a mudança à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, entregando cópia do novo contrato/declaração original.

O decreto com todas as informações sobre o Auxílio Combustível, assim como o requerimento para inscrição está disponível no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br). A relação de aprovados e não aprovados será divulgada no site até dia 24 de abril.

Fonte: Secom – PMP