Último dia para fazer sugestões do “Orçamento Participativo”

Secom-PMP

Quem tem alguma sugestão ou reivindicação para melhorar as condições de seu bairro, pode fazer o pedido pela internet mesmo. É que a Prefeitura de Penápolis disponibilizou um canal em seu site (www.penapolis.sp.gov.br) onde os moradores podem ter acesso ao “Orçamento Participativo 2021” sem sair de casa. Mas é preciso se apressar, pois o prazo para sugestões termina hoje (29).

Nos anos anteriores, o projeto Orçamento Participativo aconteceu com reuniões de bairros em diversos setores da cidade. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, foi preciso criar esse canal virtual de participação popular, a fim de evitar aglomerações.

Para participar é fácil, o munícipe deve entrar no endereço indicado e clicar no banner rotativo do Orçamento Participativo, no alto da página. Automaticamente a pessoa será direcionada para um formulário de sugestões. Basta preencher e enviar.

O Orçamento Participativo é uma política de participação popular, onde cada morador pode apresentar suas reivindicações e propor melhorias para a sua região. Essas indicações entram na elaboração do orçamento municipal para o próximo ano (2021).

O Orçamento Participativo é organizado pela Secretaria de Planejamento com apoio das demais secretarias municipais. A implementação do OP surgiu com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, quando foi estimulada a participação popular na definição de políticas governamentais.

Balanço

De acordo com balanço efetuado pela Secretaria de Planejamento, até o início da semana, o sistema registrou a participação de mais de 40 moradores que fizeram centenas de sugestões para o Orçamento Participativo 2021.

As reivindicações envolvem as áreas de Saúde, Obras e Serviços, Trânsito, Esporte, Educação, Cultura e Turismo, Agricultura, entre outras. Dentre as reivindicações mais pedidas até o momentos estão: construção de bacias coletoras de águas pluviais, recape asfáltico, melhoria no sistema de saúde, academia ao ar livre, pista de caminhada, playground, melhorias no trânsito, melhorias de iluminação pública, limpeza de área verde e afins.

Todos esses pedidos foram feitos pelos moradores dos bairros Ana Paula, Osvaldo Vizoni, Residencial Gimenes, complexo do Jardim do Lago, Cidade Jardim, Santa Terezinha, Vila Fátima, Vila América, Gualter Monteiro.

Fonte: Secom – PMP