UBS da Cidade Jardim desenvolve terapia com grupo de artesanato

Secom-PMP

Várias mulheres usuárias da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Cidade Jardim participam de atividades de artesanato junto a um grupo específico, formado em setembro do ano passado por iniciativa da comunidade e da direção daquele posto de saúde. O grupo se reúne na própria unidade, duas vezes por semana.

Segundo informou a enfermeira encarregada da UBS, Jeane Santos, a idéia é promover o convívio e a socialização entre as pacientes, o que acaba se transformando em terapia.

“Elas se reúnem duas vezes por semana para fazer artesanato, conversar, trocar experiências e para passar momentos de descontração. É de fato uma confraternização entre as participantes, que muitas vezes trazem até bolo e bolachinhas para tomarem o café da tarde juntas”, contou a enfermeira.

“Aqui na UBS oferecemos todos apoio possível a elas, pois essa convivência saudável auxilia a recuperação de diversas doenças, especialmente aquelas ligadas às emoções. Se distrair e ser produtivo ajuda muito”, acrescentou.

Os encontros ocorrem às segundas e quintas-feiras, sempre das 13h às 16h. Uma voluntária da comunidade, a munícipe Gersonita Ferreira de Góes, é quem ensina pintura em tecido às demais interessadas. Atualmente, cerca de 10 pessoas participam, mas o grupo permanece aberto a outros interessados.

“Quem quiser participar é só comparecer à unidade nos dias e horários informados. Qualquer pessoa será muito bem-vinda ao grupo”, disse a enfermeira Jeane.

“Futuramente vamos implantar aqui na nossa UBS um grupo de caminhada com a comunidade. Estamos organizando tudo, e em breve teremos mais informações de como participar”, contou.

As atividades são gratuitas, e para adquirir os materiais utilizados na oficina de artesanato, como tecidos, revistas de moldes, tintas e pincéis, as participantes organizam rifas. A direção da UBS também colabora eventualmente com o fornecimento de materiais.

Para outras informações, a UBS Cidade Jardim está situada no cruzamento da rua Roberto Sabino com a avenida Gabriel Gaetti. O telefone do local é o 3652-8092.

Fonte: Secom – PMP