Semana Hepatite Zero 2019

Rotary Club de Penápolis XV de Março

Os Clubes Rotários de Penápolis – Rotary Club de Penápolis, Rotary Club de Penápolis XV de Março, Rotary Club de Penápolis São Francisco, Casas da Amizade, Rotaract Club de Penápolis, Rotaract Club de Penápolis XV de Março e Interact Club de Penápolis realizarão nesta semana, em parceria com o CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e Prefeituras dos Municípios de Penápolis e Alto Alegre, a “SEMANA HEPATITE ZERO 2019”.

A SEMANA HEPATITE ZERO 2019 é um projeto global de Rotary International em parceria com a OMS – Organização Mundial de Saúde, de iniciativa de um brasileiro, Humberto Silva – sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar.

Ele fez um voto a Deus que trabalharia sem nada receber, até o fim de suas forças para mudar a situação no mundo e hoje, junto a Rotary International, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países. A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes – África e Américas.

O objetivo da campanha é intensificar o diagnóstico, prevenção e educação sobre as hepatites virais, e havendo diagnóstico o paciente será encaminhado para tratamento gratuito da rede pública se saúde.

O exame é realizado de forma simples e o diagnóstico sai rapidamente. É feito apenas um pequeno furo no dedo para coleta de uma gota de sangue. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Os testes rápidos de hepatites serão realizados no período de 22 a 27 de julho, conforme cronograma abaixo:
• Segunda-feira (22/07)
Macro I, no Jardim Eldorado – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim – 07h às 09h
• Terça-feira (23/07)
Macro II, no Centro da Cidade (“Postão”) – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde do Jardim Del Rey – das 07h às 09h
• Quarta-feira (24/07)
Macro III, na Santa Terezinha – das 07h às 09h
• Quinta-feira (25/07) 
Macro IV, na Vila Planalto – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio – das 07h às 09h
• Sexta-feira (26/07) 
UBS de Alto Alegre – das 07h às 11h
• Sábado (27/07) 
Supermercado Eldorado – das 8h as 12h
Santuário São Francisco de Assis – das 08h às 11h
Penápolis Garden Shopping – das 10h às 14h

Independentemente da campanha, a população da Microrregião de Penápolis (Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis) pode contar o ano todo com atendimento especializado no SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite Virais, sito à rua Anchieta 540-Fundos, onde são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 16h.

A transmissão da doença ocorre por transfusão de sangue, sexo sem preservativo, compartilhamento de material para uso de drogas, uso compartilhado de lâminas de barbear e depilação, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, como materiais para tatuagem e colocação de piercings.
Entre os sintomas estão cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Fonte: Rotary Club de Penápolis XV de Março