Saúde elabora projeto para criar brigada de combate ao mosquito Aedes aegypti

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama

O Departamento de Saúde com base no decreto 62.130 de 29 de julho de 2016, do Governo do Estado de São Paulo, trabalha para criar o programa ‘Brigada de combate às arboviroses’. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, causador de dengue, zika e chikungunya. O objetivo é treinar pessoas em repartições públicas e escolas para eliminar os focos no local de trabalho.

Além das tarefas do dia a dia eles acumulam uma função importante. Eles vão fazer parte da brigada da dengue. Para ter controle da situação, o Departamento de Saúde já mapeou as áreas de risco, com possíveis locais de criadouro do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Segundo o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, para um efetivo controle, é necessário a incorporação das ações de prevenção na rotina das casas e no trabalho. “O grupo irá verificar ralos, bebedouro, valos de plantas, tudo que pode ser um criadouro do mosquito. É um trabalho minucioso que todos devem fazer a sua parte”, explicou.

O Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, informou que após a primeira reunião para criação da brigada contra a dengue, as equipes em todos os órgãos e entidades serão treinadas pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) para dar início ao trabalho no município. A capacitação deve ser agendada nesta quinta-feira durante a reunião da saúde que analisa as ações de combate as arboviroses.

“Estas equipes serão capacitadas para realizar o controle semanal em seus ambientes de trabalho e realizar a divulgação para o público circulante. Este projeto vem de encontro com a proposta de unirmos forças para uma melhor qualidade de vida para nossa população”, completou Dias.

Dicas contra a dengue: faça a sua parte

Aproveite para fazer uma boa faxina: jogue fora objetos sem uso como pneus, garrafas, latas, potes, copos e sacolas plásticas.

Coloque terra nos pratinhos dos vasos de plantas para evitar o acúmulo de água.

Contribua com o seu bairro: não jogue lixo nas ruas, calçadas e terrenos baldios pode ser foco de dengue. Mantenha a cidade limpa!

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama