‘Saúde da Mulher’ realizou exames gratuitos na UBS Jaime Pinto Cunha

Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Buritama

O Departamento de Saúde realizou no último sábado (10), na UBS Jaime Pinto Cunha’, o evento ‘Saúde da Mulher’. O objetivo da ação foi realizar o exame preventivo do colo do útero e testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis. Caso algum morador tenha alteração, ele é encaminhado para novos exames e tratamento.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o exame de Papanicolau, também conhecido como preventivo do colo do útero, é um procedimento ginecológico que é utilizado para detectar alterações e doenças como inflamações, HPV e câncer. “O exame precisa ser realizado uma vez por ano em mulheres que já iniciaram sua vida sexual. É importante participar da ação para fazer o acompanhamento e prevenir doenças”, disse o diretor.

De acordo com a coordenadora de Saúde, Mônica Cristina de Sá Souza, para ter acesso ao serviço, basta se dirigir a Unidade de Saúde, levando o cartão SUS. A recomendação é que mulheres em período menstrual não façam o exame, já que o momento pode alterar o diagnóstico. E citou ainda que para garantir um resultado eficaz, a mulher não deve ter relações sexuais, mesmo com preservativo, nos três dias anteriores ao exame.

“É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade. O exame preventivo é indolor, simples e rápido”, esclareceu a coordenadora.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Buritama