RANKING ABES: Birigui é o 1º da região e 14º do país em promoção de saúde e saneamento

PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa

Ranking de 2020 divulgado no último dia 5 de junho pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) coloca Birigui em 1º da região e em 14º entre municípios de grande porte do Brasil para a promoção da saúde vinculada ao saneamento básico.

A edição de 2020 do ranking reúne 1.857 cidades do Brasil, entre as quais 270 consideradas de grande porte (mais de 100 mil habitantes). A base de dados é o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS1).

De um total de 500 pontos possíveis, Birigui chegou a 498,07 e superou a média nacional de 496,23 pontos, ficando entre o grupo de cidades incluídas no quesito “rumo à universalização”. Os indicadores avaliados são relativos ao ano de 2018.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, além de Birigui estar em primeiro lugar da região, o município obteve colocação de destaque no Estado de São Paulo e no Brasil.

“A colocação de Birigui no ranking ABES supera cidades de grande porte, como Bauru, Ribeiro Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá”, disse Salomão.

O secretário lembrou que a divulgação do ranking da ABES veio durante Semana do Meio Ambiente e mostra o excelente trabalho que a administração está realizando em seus setores, entre eles o meio ambiente.

Para o prefeito Cristiano Salmeirão, a colocação de Birigui mostra que a cidade vem cumprindo de forma adequada e normatizada todos os procedimentos com relação ao saneamento básico dentro do município.

“Parabéns aos profissionais da Prefeitura de Birigui envolvidos neste trabalho. A colocação de Birigui é digna de elogios, já que a ABES coloca o município entre as cidades de grande porte do Brasil”, frisou o prefeito.

Confira, abaixo, o desempenho de Birigui nos indicadores avaliados. O estudo pode ser baixado pelo link da ABES (http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Ranking_2020_V4_.pdf).

Ranking ABES 2020

Categorias:

1 – Rumo à universalização: Acima de 489 pontos

2 – Compromisso com a universalização: 450 a 489 pontos

3 – Empenho para universalização: 200 a 449,99 pontos

4 – Primeiros passos para a universalização: abaixo de 200 pontos

Perfil de Birigui

Abastecimento de água: 100,00%

Coleta de esgoto: 100,00%

Tratamento de esgoto: 100,00%

Coleta de resíduos sólidos: 98,07%

Destinação adequada de resíduos sólidos: 100%

DRSAI: 19,6

Possui plano de saneamento? sim

Pontuação: 498,07

Na foto 1: ranking oficial da ABES. 

Na foto 2: (da esquerda para a direita) o prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão, e o secretário de Serviços Públicos, Rafael Polizel em reunião sobre o resultado do ranking

Fonte: PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa