Projeto piloto de coleta seletiva é implantado em bairro da cidade

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama

Começou neste mês o projeto piloto de coleta seletiva do lixo em Buritama. A ação acontece no bairro Ana Alves Teixeira e o objetivo para o próximo ano é atingir todo o município. O trabalho é uma iniciativa do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), em parceria com setor de Transportes e Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

A expectativa da autarquia é que, com a coleta seletiva diminua o lixo destinado no aterro sanitário. Já foi realizado um trabalho de conscientização com os moradores no bairro através de distribuição de folhetos e orientações. Entre os objetos de descartes, muitos podem ser reaproveitados. As coletas são feitas nas segundas-feiras, entre 7h às 7h30.

Segundo Letícia Souza Possani, integrante do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) os moradores do bairro que participam da primeira etapa do projeto devem ficar atentos a coleta seletiva. Ainda conforme a integrante, os materiais coletados serão doados a uma cooperativa de catadores até que a usina de reciclagem entre em operação no aterro sanitário.

O lixo deve ser separado em: resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e lixo orgânico (restos de alimentos). Letícia explicou que é preciso separar corretamente o lixo doméstico para preservar o meio ambiente, fazer seu correto descarte e reciclagem e evitar danos ambientais ou inviabilizar o aproveitamento dos resíduos. Ainda é necessário que a população entenda que deve deixar o lixo reciclável separado e reservado durante a semana toda, e que esse lixo não deve vir a proliferar insetos ou mau cheiro.

“As atividades e recreações com foco na conscientização ambiental, objetivando o início da coleta seletiva no município, assim como as palestras que estão sendo ministradas pela equipe, estão incluídas no programa do município VerdeAzul e mostram os benefícios e importância da reciclagem. Todas as instituições educacionais municipais contam com a lixeira ecológica para separar o lixo corretamente”, finalizou.

O que é reciclável?

Papel: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, rascunhos escritos, fotocópias, tetra partk etc.

Metal: latas de alumínio, latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate; ferragens, arame, canos etc.

Plástico: tampas, potes de alimentos, garrafas PET, PVC, recipientes de limpeza, sacos plásticos, baldes etc.

Vidro: potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro etc.

Não é necessário separar por categoria, basta separar os recicláveis dos não recicláveis (lixo seco e lixo úmido).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama