Primeira etapa de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

A 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira, dia 23. A campanha será divida em três etapas, seguindo a determinação do Ministério da Saúde.  Na primeira etapa, serão vacinados idosos acima de 60 anos e trabalhadores atuam na saúde nos serviços públicos e privados.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. Para evitar a concentração de pessoas, a vacina contra Influenza será aplicada em escolas municipais e escolas estaduais, das 08h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

O chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, por conta da evolução do coronavírus. “Apesar de a vacina não prevenir contra esse novo vírus, a população será protegida contra a influenza, o que minimiza o impacto sobre os serviços de saúde”, destacou.

“Com o novo vírus Covid-19, a vacinação conta a influenza se tornou ainda mais importante. Os sintomas da influenza são bastante semelhantes aos do coronavírus. Com os pacientes imunizados para a influenza, conseguiremos ter um diagnóstico mais assertivo quanto às doenças”, enfatizou Marangoni.

Demais etapas

Na segunda etapa da vacinação, que começará a partir do dia 16 de abril, serão vacinados os profissionais que atuam na educação pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de integrantes das forças de segurança e salvamento.

A terceira etapa terá início no dia 09 de maio e será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Especialmente neste ano, a vacina também será disponibilizada para adultos de 55 a 59 anos.

No dia 09 de maio, um sábado, será realizado o Dia de Mobilização Nacional quando todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe. 

Cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B. A composição da vacina atende às necessidades de proteção contra a influenza, a partir de análises laboratoriais sobre os tipos circulantes.

Serviço

Confira os endereços das unidades escolares onde haverá vacinação:

– Ceim Professora Anália Braga Pereira Braz (Estrada do Mineiro, 500 – Miguel Barbeiro)

– Ceim Renascer (Avenida Pres. John Fitzgerald Kennedy, 136 – Jardim Tóquio)

– Ceim / Emei Vila Planalto (Rua Domingos Vieira, SN)

– Emef Profª Darcy Aparecida Buranello Marin (Rua das Orquídeas, 469 – Residencial Sílvia Covas)

– Emef Profª Harume Kubota Da Silva (Avenida Regina Célia Bitencourt, 80 – Jardim do Lago)

– Emef Profª Joana Helena de Castilho Marques (Avenida Dr. Ramalho Franco, 2717 – Santa Terezinha)

– Emef Profª Montaha Gibara Ayub (Avenida Mário Waldemarin, 85 – Haroldo Camilo)

– Cmei Eldorado (avenida Presidente Getúlio Vargas, 757)

– E. E. Carlos Sampaio Filho (Praça Doutor Carlos Sampaio Filho, 40 – Centro)

Fonte: Secom – PMP