Prefeitura tomará novas medidas para prevenção ao Coronavírus

Secom-PMP

O Gabinete de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Penápolis, tem se reunido diariamente para avaliar a real situação do Coronavírus na cidade e também estabelecer para conter o avanço da contaminação entre a população.

Na manhã desta quarta-feira, 18, os representantes estiveram novamente reunidos para discutir a elaboração de um novo decreto municipal que estabelecerá outras medidas a serem adotadas. A previsão é de que o decreto seja finalizado e publicado ainda hoje, quinta-feira, 19 de março.

Dentre as novas medidas que serão decretadas está a suspensão do atendimento dos alunos da Educação Infantil (creches e Pré-Escola), a partir de segunda-feira, 23 de março; até então, o atendimento era facultativo. Fica mantida a suspensão das aulas para os alunos do Ensino Fundamental, conforme decreto anterior já publicado. Mantém-se a suspensão do atendimento ao público nas duas Bibliotecas Públicas Municipais (Prof. Fausto Ribeiro de Barros, no centro e Prof. Jayme Monteiro, na Vila Formosa).

Também haverá a paralisação do Transporte Coletivo Municipal a partir de segunda-feira, 23, tendo em vista que mais de 50% dos passageiros que utilizam esse meio são idosos e que não estão respeitando as orientações de evitar circulação e permanecer em suas residências, atendendo ao protocolo recomendado por autoridades da saúde.

O CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, a partir de segunda-feira, 23, atenderá apenas casos de urgência (pacientes com dor aguda). Pessoas interessadas em agendamento neste serviço, devem aguardar novas orientações.

Prefeitura

A Prefeitura de Penápolis fará ainda a suspensão do atendimento ao público a partir desta segunda-feira, 23. Os serviços serão mantidos internamente. Outros detalhes estão sendo finalizados até a publicação do novo decreto.

O contribuinte poderá entrar em contato através da Ouvidoria Municipal (Disque 156 ou ouvidoria@penapolis.sp.gov.br) ou ainda através do SIC – Serviço de Informação ao Cidadão, disponível no site da prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br).

A Secretaria de Administração deverá assegurar o ingresso no Paço Municipal apenas de profissionais vinculados a processos licitatórios, contratos, fornecedores e afins.

Os serviços considerados essenciais serão mantidos, como por exemplo, o atendimento da população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Macros de Saúde, das 7h às 17h e Pronto Socorro Municipal em atendimento 24 horas.

Os secretários não deverão autorizar viagens de servidores para fora do município, com exceção de viagem em razão emergencial e devidamente motivada.

Locais Públicos

Está suspenso temporariamente o funcionamento dos equipamentos culturais (teatros, museus, Casa de Cultura, CEU das Artes, entre outros), bem como das praças desportivas (ginásios de esportes, ginásio de lutas, campos municipais, entre outros).

Será recomendada ainda a restrição de circulação de público em geral em locais como shoppings centers, igrejas, templos, clubes sociais, centros empresarias, comerciais, academias de ginástica, praças, bares, salão de festas e similares. Também deverão ser evitadas aglomerações em festas de aniversários, casamentos e afins.

Todas essas medidas são tomadas seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Mais informações sobre as novas medidas estarão disponíveis após publicação do novo decreto ainda hoje.

Fonte: Secom – PMP