Prefeitura oferece curso de Solda e de Instalação de ar condicionado pelo Senai

Secom-PMP

Estão abertas as inscrições para os cursos de Soldador e de Instalador de ar condicionado que são oferecidos gratuitamente à comunidade, através de parceria entre a Prefeitura de Penápolis e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

As pessoas interessadas devem se apressar, pois as inscrições serão feitas presencialmente, apenas nos dias 29 e 30 de janeiro (hoje e amanhã), das 8h às 17h, no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Penápolis. Podem fazer inscrição para os cursos, pessoas a partir dos 18 anos e que tenham Ensino Fundamental completo. São oferecidas 16 vagas para cada curso.

O curso de Soldador Eletrodo Revestido e MAG em Aço Carbono será ministrado dentro da Carreta de Soldagem do Senai, uma espécie de Escola Móvel totalmente adaptada e equipada para a realização de cursos de solda. A carreta já está instalada nas dependências do Recinto de Exposições “Prefeito Jandira Trench”.

Já o curso de Instalador de Condicionador de Ar tipo Split será ministrado em sala específica, anexa ao Centro Administrativo do complexo Incubadora de Empresas, localizado na Rua João Fatori, 550.

As aulas dos dois cursos já iniciam na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro e serão realizadas no período noturno. 

Solda

O curso de Soldador Eletrodo Revestido e MAG em Aço Carbono será realizado no período de 03 de fevereiro a 05 de março, com aulas de segunda à quinta-feira, das 18h30 às 22h. Carga horária de 60 horas.

Haverão aulas práticas e teóricas, cujo conteúdo programático contempla: TEORIA – Segurança e higiene na soldagem, Fundamentos de eletricidade, Fontes de energia, Materiais ferrosos e não ferrosos, Consumíveis, Terminologia de soldagem e Ferramentas; PRÁTICA – Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG, Chapa com cordões paralelos, Juntas em T soldadas na posição plana e Juntas de topo soldadas na posição plana.

Ar condicionado

Já o curso de Instalador de Condicionador de Ar tipo Split acontecerá no período de 03 de fevereiro a 16 de março, de segunda e quarta-feira, das 18h30 às 22h. Carga horária total de 40h.

O conteúdo programático do curso contempla: Equipamento de proteção individual (EPI); Potência Frigorífica; Ciclo frigorífico do Condicionador de Ar tipo Split; Sistema de dreno; Superaquecimento; Subresfriamento; Circuito elétrico básico do equipamento; Interligação elétrica entre as unidades; Interligação mecânica entre as unidades; Técnicas para flangear; Carga de Fluido Refrigerante; Fluídos específicos; Recolhimento de Fluído Refrigerante; Evacuação do Sistema; Instrumentos; Procedimento de Star-up do equipamento; Controle remoto; Instalar condicionadores de ar tipo Split ( Hi-Wall), seguindo os procedimentos estabelecidos pelo Manual de Instalação do Fabricante e considerando a adequação do equipamento com os projetos arquitetônicos. 

Inscrições:

Para fazer inscrição é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. O PAT fica localizado na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira 330, Centro – em frente à Biblioteca Municipal. Falar com Silvério.

Fonte: Secom – PMP