Prefeitura implantará Núcleo de Projetos em busca de recursos

Secom – PMP
- Publicidade -

A Prefeitura de Penápolis instituiu a Comissão para Criação do Núcleo de Projetos em Penápolis. A medida foi um dos primeiros atos administrativos do prefeito Caique Rossi, com a publicação do Decreto 6692/21. O objetivo é elaborar uma proposta institucional para a criação de um núcleo de projetos no âmbito da Prefeitura de Penápolis.

A ideia é buscar alternativas e recursos financeiros do governo federal, estadual e outras organizações, disponíveis para Prefeituras, mediante apresentação de projetos, principalmente por conta da grave recessão econômica prevista para o ano de 2021 em todo o país, como consequência da pandemia de Covid-19.

O secretário de Governo e Gestão Participativa, Thiago Mazucato, explicou que a comissão foi instituída para avaliar qual o melhor formato do Núcleo de Projetos. “Buscamos exemplos em outros municípios, mas encontramos apenas Núcleos com funções bastante específicas, diferente do que buscamos implantar em Penápolis”, afirmou.

“A nossa ideia é que esse Núcleo seja um centro catalisador de projetos para o desenvolvimento da cidade e nós não encontramos referenciais. Por isso, criamos essa comissão para pensar a criação de um Núcleo com essa natureza, definir seus objetivos, qual o formato que este Núcleo teria e quais suas finalidades”, contou Mazucato.

“Todas essas informações serão levantadas pela comissão através de um relatório que será apresentado ao prefeito em um prazo de até 180 dias. O Núcleo poderá articular projetos com as secretarias e captar projetos externos. Por exemplo, temos Ministérios, secretarias estaduais e até órgãos privados que disponibilizam recursos mediante a apresentação de projetos”, explicou o secretário de Governo.

“A nossa ideia é buscar de forma mais enfática projetos e recursos que possam beneficiar o município de Penápolis. São atividades que não oneram o poder público, pois buscam fontes externas de investimentos”, acrescentou. A Comissão se reunirá semanalmente para discutir o desenvolvimento do Núcleo de Projetos.

A Comissão é composta por representes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo profissionais de diferentes formações e experiências profissionais. “São pessoas com experiência em desenvolvimento de projetos em diversas áreas. Todos possuem experiência pessoal e profissional que possam auxiliar em ações para desenvolvimento da cidade”, finalizou o secretário de Governo, Thiago Mazucato. 

De acordo com o Decreto 6692/21, a Comissão será composta pelo engenheiro, Newton Geraissate, que presidirá as reuniões; o advogado Thiago Casella Carraretto; o arquiteto Carlos Alberto Bachiega. Ainda participam da comissão, o farmacêutico Marcos Roberto Camillo, o engenheiro de produção Seiti Moraes Sakumoto, o bacharel em Direito Pedro Paulo Fernandes Silva. 

O cientista político e secretário de Governo e Gestão Participativa, Thiago Pereira da Silva Mazucato, e o advogado especialista em Gestão Municipal e Políticas Públicas e secretário de Assistência Social e Cidadania, Pedro Luis Menti Sanchez, também compõem a Comissão.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -