Prefeitura executa nivelamento do solo na Marginal da Bonolat

Secom-PMP

A Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Penápolis iniciou nesta semana, os trabalhos de nivelamento do solo da avenida Marginal Rita Aguirre Monteiro, que em breve receberá a pavimentação asfáltica. A referida marginal fica às margens da Rodovia Arnaldo Covolan e é um acesso alternativo para a indústria de laticínios Bonolat, que logo entrará em funcionamento na cidade.

De acordo com o chefe de Infraestrtura Urbana, César Rodrigues Borges, já foram utilizados mais de 200 caminhões de terra para fazer o levantamento do nível da via. “Na próxima semana, daremos continuidade a esse serviço, quando serão utilizados aproximadamente mais 500 caminhões de terra até que toda a extensão da via marginal esteja nivelada. E na semana seguinte, daremos início à preparação da base”, informou Cesinha.

Após a preparação da base, a Prefeitura dará sequência às obras de pavimentação da Marginal Rita Aguirre Monteiro, que interliga o bairro Jardim do Lago II à Bonolat. Essa via permitirá maior segurança no trânsito diário de funcionários e também de caminhões que farão o escoamento da produção do laticínio, até que sejam concluídas as obras da Rotatória da Bonolat.

A via marginal tem 918,65 metros de extensão, sendo que a Prefeitura já executou mais de 1.837 metros de guias e sarjetas. Em 2018, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) efetuou melhorias na rede de esgoto e a instalação da rede de distribuição de água que passam pelo local.

Chuvas

Segundo explicou o secretário municipal de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, as obras de pavimentação asfáltica da via Marginal tiveram um pouco de atraso devido ao período de intensas chuvas neste início de ano. “Por conta do tempo chuvoso, as obras ficaram paralisadas, já que seria desperdício de material e mão de obra executar o serviço e as chuvas estragarem. Como as chuvas deram uma trégua nesses últimos dias, retomamos os trabalhos na marginal Rita Aguirre Monteiro”, esclareceu.

É o que confirmam os índices pluviométricos fornecidos pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), que apontam que no ano de 2019, choveu cerca de 773 milímetros, enquanto que apenas nos dois primeiros meses de 2020 (janeiro e fevereiro), já precipitaram mais de 600 milímetros de chuva em Penápolis, ou seja, quase a mesma quantidade que no ano passado inteiro.

Fonte: Secom – PMP