Prefeitura distribui máscaras para população

Secom-PMP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis fará, nos próximos dias, a distribuição de milhares de máscaras faciais à população penapolense, como medida de prevenção ao Covid-19. Ao todo são 63.500 unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Coronel Wilson Carlos Braz, a administração municipal adquiriu 50 mil máscaras de tecido tricoline da indústria Unifardas Confecções, de Penápolis. Cada máscara foi cotada a R$2,80, perfazendo um investimento total de R$ 140 mil.

Além disso, a Prefeitura recebeu da mesma empresa a doação de material suficiente para a confecção de outras 12 mil unidades. Esse tecido doado foi entregue essa semana já cortado no molde da máscara, acompanhando ainda elástico e linha, cabendo ao município apenas a costura.

Para a costura desses cortes, a Prefeitura de Penápolis está contando com o trabalho voluntário de costureiras da comunidade. Várias pessoas se ofereceram para ajudar, sem ganhar nenhum recurso financeiro. Ao todo a administração municipal conseguiu cadastrar 40 costureiras voluntárias para este serviço.

Com base nesta oportunidade de trabalho voluntário, a Secretaria de Saúde aproveitou para adquirir mais tecido, linha e elástico, suficientes para produção de outras 1.500 máscaras. Cada uma das costureiras que se ofereceram para o voluntariado já recebeu o kit com o material para costura, e nos próximos dias já estarão entregando tudo pronto.

Vale ressaltar que uma parte das máscaras compradas da Unifardas, cerca de 12 mil, já foi entregue nesta quinta-feira. Portanto a Prefeitura já aproveitou para começar a distribuição.

Contando com a ajuda do Grupo de Bombeiros Voluntários da cidade, e a equipe de agentes comunitários, o município iniciou a entrega primeiramente para os cidadãos que estavam em filas de bancos e lotéricas; estes locais vêm registrando movimentação intensa devido ao pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Para o restante da comunidade, a distribuição será nos próximos dias. A Secretaria de Saúde está ultimando detalhes desta distribuição, e na próxima semana divulgará os locais para retirada de máscaras.

Costureiras Voluntárias

Sobre a disponibilidade das costureiras que se prontificaram a ajudar voluntariamente na fabricação das máscaras, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, manifestou grande satisfação e agradecimento.

“Foi algo espontâneo, que partiu da própria população, durante a realização dos nossos boletins diários do Coronavírus, transmitidos pela página da Prefeitura no Facebook. Algumas pessoas de ofereceram, e daí em diante surgiram dezenas, querendo fazer parte desse time da solidariedade”, comentou Célio.

“O penapolense é um povo extremamente amigo. É uma gente de coração grande, que sempre surge para dar sua mão no momento de necessidade. Já vínhamos contando com o apoio de voluntários na pintura do prédio onde vamos instalar o nosso Centro de Referência para o tratamento do Covid-19, e agora ganhamos novas parceiras na produção de máscaras de tecido”, destacou o prefeito.

“Só temos que agradecer e desejar que Deus abençoe a vida de cada uma destas pessoas que se doam sem pensar em receber nada em troca. É, de fato, um orgulho para o povo penapolense”, declarou o Chefe do Executivo.

Fonte: Secom – PMP