Prazo para alistamento militar termina no dia 30

Reprodução/Internet

A 22ª Delegacia de Serviço Militar de Penápolis comunica aos jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019 que o período de alistamento termina no dia 30 de junho. Quem ainda não se alistou deve comparecer à Junta do Serviço Militar com a máxima urgência, munidos da documentação necessária.

O aviso vale também para aqueles que já completaram a idade em anos anteriores, mas que não se alistaram. Neste caso, estas pessoas estão em débito com o Serviço Militar e serão destinadas também ao pagamento de multa obrigatória. Quem ainda não se alistou pode optar pelo alistamento online

Segundo o delegado da 22ª Delegacia de Serviço Militar, o 1º Tenente Claudio de Souza dos Santos, além do Alistamento Militar, realizado nas Juntas de Serviço Militar, os jovens contam também com a facilidade do Alistamento Online, através da Internet.

“Nessa modalidade, em casa ou através de seu celular, o cidadão poderá realizar seu Alistamento Militar ou regularizar sua situação. O Alistamento Online é autoexplicativo. Basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br”, afirmou o tenente.

“Em alguns casos o cidadão terá de preencher requerimento, juntar documentos e em seguida comparecer à Junta de Serviço Militar para concluir seu alistamento. Todos, independente da situação, deverão possuir CPF e um endereço de e-mail”, orienta o Delegado.

Banco de dados

O Tenente também alertou que os dados inseridos pelo cidadão no Alistamento Online irão para um Banco de Dados Governamental (SERMIL). Outros Órgãos Federais tem acesso a esse banco de dados. “Portanto, qualquer informação errada ou falsa poderá acarretar problemas futuros, inclusive passível de Ação Penal ou nulidade do alistamento”, enfatizou o delegado.

Em caso de dúvida, os jovens devem procurar uma Junta de Serviço Militar portando os originais da Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Identidade, comprovante de endereço e endereço de e-mail válido e ativo.

O alistamento é obrigatório, e quem não estiver em dia com as obrigações militares ficará impedido de se matricular no ensino superior, assumir cargos públicos e mesmo se aprovado em concurso público. Também não poderão obter passaporte, registro de diploma ou receber qualquer prêmio do governo federal, estadual ou municipal.

A Junta do Serviço Militar de Penápolis está localizada na rua Dr. Ramalho Franco nº 340, no centro da cidade. Para obter outras informações, o telefone de contato é o 3652.5627. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h.

Fonte: Secom – PMP