Postes de energia recebem identificação com nomes de ruas

Secom-PMP
- Publicidade -

A Prefeitura de Penápolis iniciou a identificação dos nomes de ruas em diversos bairros da cidade, por meio da pintura dos postes de energia elétrica. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, e visa solucionar o problema de falta de identificação das vias, principalmente em bairros mais antigos ou afastados do centro da cidade, onde não há placas de nomenclaturas.

Segundo explicou o secretário de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos, a pintura dos nomes de ruas e avenidas nos postes de energia é um projeto simples, de baixo custo e que atende a solicitação da população penapolense que há tempos reivindicava melhorias na identificação das ruas.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, uma placa de metal para ser instalada na esquina, custa em média R$450. Já a pintura em cada poste, não chega a R$15, levando-se em conta o valor das tintas, confecção dos moldes com os nomes das ruas e mão de obra utilizada.

Economia

“Calculamos que pintar a nomenclatura das ruas nos postes de energia ficaria 30 vezes mais barato do que comprar placas de identificação. Dessa forma, optamos pelo projeto que possibilita economia aos cofres públicos e promove a mesma eficiência”, analisou o secretário Mauro Olympio.

Ele comentou que o projeto tem alcançado boa aceitação por parte dos moradores dos bairros já contemplados, além dos profissionais que atuam nas ruas, como policiais militares, entregadores, taxistas, entre outros.

A professora Vera Lucia Magaine, moradora do bairro Cidade Jardim, aprovou a nova forma de identificação das ruas: “Moro no bairro há mais de 30 anos e sempre foi um problema a falta de identificação das ruas. Mas agora, com a nomenclatura nos postes, fica até mais fácil a visualização, pois as letras são bem maiores do que nas plaquinhas”, elogiou.

Bairros

O projeto já atendeu algumas ruas e avenidas dos bairros Sílvia Covas, Cidade Jardim, Portal das Primaveras, Vila Formosa, além de demais vias espalhadas por diversos bairros da cidade.

O secretário de Trânsito informou que o objetivo é atender todas as ruas da cidade que precisam de identificação. “Os loteamentos novos já possuem placas de identificação, entretanto, os bairros mais antigos e periféricos receberão a nomenclatura das ruas de forma gradativa, de acordo com o cronograma da secretaria”. O próximo bairro a ser contemplado será a Vila Aparecida.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -