Penápolis recebe exposição sobre cultura cafeeira

Secom-PMP
- Publicidade -

De 08 a 31 de outubro, o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” recebe a exposição “Memórias afetivas e cultura do café na região noroeste paulista”. A visitação é gratuita, de terça a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30.

A exposição faz parte das comemorações do aniversário de Penápolis que completa 111 anos no dia 25 de outubro. O Museu está localizado no Centro Cultural “Dr. Braulio Sammarco”, na Praça 9 de Julho, 1500, no centro da cidade. Escolas e grupos podem agendar a visitação pelo telefone (18)3652.7034.

A exposição é formada por 12 painéis que contam, por meio de fotos e textos, o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural material e imaterial da região, em especial nos séculos XIX e XX. As fotografias trazem acultura do café nas principais cidades da região; os tipos de café; produção, colheita, armazenagem e torrefação.

Entre os temas que compõem a mostra, ainda estão o impacto do café para a economia regional; arquitetura de fazendas e vilarejos cafeeiros; além de curiosidades e memórias afetivas. A exposição é coordenada e produzida por Cibeli Moretti de Oliveira e Evandro Junior Ferreira da Silva.

A mostra foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Um dos coordenadores as mostra, Evandro Junior Ferreira da Silva explica que foram realizadas pesquisas, uma série de visitas e entrevistas para a coleta de todo material em exposição.

“Com este projeto, esperamos evidenciar a relação da cultura do café – seus personagens, objetos e memórias – com a formação da identidade cultural das regiões de Barretos, São José do Rio Preto e Araçatuba, por meio de vestígios que hoje são encontrados em fazendas, vilarejos e museus locais”, afirma Evandro.

SERVIÇO

Exposição “Memórias afetivas e cultura do café na região noroeste paulista”

Quando: de 8 a 31 de outubro

Onde: Museu Histórico de Penápolis

Endereço: Praça 9 de julho, 150 – Centro, Penápolis/SP

Expediente: terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

Informações: (18) 3652-7034

Fonte: Secom – PMP (Com informações da AI do Sisem-SP)

- Publicidade -