Penápolis participa de Jogos Regionais somente com atletas das escolinhas

Secom-PMP

Mantendo a tradição, o município de Penápolis participou do 63º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que reúne as regiões administrativas de Araçatuba e São José do Rio Preto. Em todas as modalidades que a cidade esteve presente, utilizou somente atletas formados nas escolinhas mantidas pela Prefeitura de Penápolis.

O evento foi realizado em Andradina entre os dias 02 e 12 de julho e a participação dos atletas penapolenses foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A Ecipe (Equipe de Ciclismo de Penápolis), que representou o município, também com apoio do Poder Público, teve alguns atletas de outras cidades na competição.

Para o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, professor Paulo Henrique Sanchez, a participação dos atletas locais nos Jogos Regionais representa o coroamento de todo o treinamento realizado no primeiro semestre.

“Nossos atletas participam de eventos na região, porém, a meta de todos é poder disputar os Jogos Regionais. Por isto, solicitamos a nossos professores que, independente dos resultados, privilegiassem os atletas penapolenses com frequência nos treinamentos”, disse.

A participação de Penápolis nos Jogos Regionais também foi destacada pelo prefeito Célio de Oliveira. “Estamos vivendo um período de muitas dificuldades financeiras, mas autorizamos a participação de nossos atletas por entender que o esporte é muito fundamental na formação do cidadão”, disse.

“As dificuldades financeiras são comuns a todas prefeituras de nossa região, tanto que em outras épocas os Jogos Regionais foram disputados por 60 cidades, mas nesta edição apenas 36 municípios participaram. A nossa autorização para participar dos Jogos Regionais também se deve ao fato de termos uma estrutura esportiva consolidada, com professores em diversas modalidades e apoio a outras, o que não é realidade em boa parte dos municípios”, concluiu o prefeito.

O evento teve a finalidade de favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nas cidades do Estado de São Paulo, por meio da competição, bem como buscar os melhores atletas ou equipes em cada uma das regiões esportivas. A competição também visa à participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni“ que serão disputados na cidade de Marília. 

A delegação penapolense foi chefiada pelo professor Rinaldo Torrezan e esteve hospedada na EMEF Ondina Hofig de Castilho no bairro Pereira Jordão. A Secretaria de Esportes agradece a hospitalidade da direção e funcionários da escola, assim como de todo o comitê organizador. O desempenho dos penapolenses na competição foi o seguinte:

Basquetebol Masculino Sub-20

Classificação Final: 6º lugar

Técnico: Emerson Mostachio Magretti

Segundo o secretário de Esportes, a equipe de atletas muito jovens (base sub 16) participou dos JR com a finalidade de buscar maturidade e experiência técnica. “Os atletas se comportaram muito bem em todas as partidas, venceram um jogo (46×35 Estrela D’Oeste) e perderam dois (36×83 Araçatuba e 31×92 Catanduva)”, contou Sanchez.

Ciclismo Masculino Livre

Classificação Final: 3º lugar

Coordenadores: Luiz Antonio Ramos e Rafael Sonsino

“Todas as equipes participantes disputaram a modalidade com força máxima e o equilíbrio técnico nas disputas foi constante”, destacou o secretário de Esportes. Foram cinco provas disputadas (BMX, Montain Bike, Velocidade, Critérios de Pontos e Resistência) e a somatória de pontos em cada uma delas definiu a classificação da modalidade.

No BMX, o ciclista Fabrício Ricardo Solera ficou na 3ª colocação. No Montain Bike, o 1º lugar ficou com Pedro Hilo Bertallo e o 6º, com José Eriberto Medeiros. Na Velocidade Olímpica, os atletas Glauber Alexandre, Dyeffry Mello e Amauri Gonçalves conquistaram o 3º lugar.

O ciclista Glauber Alexandre conquistou o 6º lugar na Velocidade Individual, o 7º lugar na prova de Critérios de Pontos e 1º lugar na prova de Resistência (100 km). Na prova de Resistência (100 km), o 7º lugar ficou com Pedro Hilo Bertallo.

Futsal Feminino Livre

Classificação Final: 4º lugar

Técnico: Rogério Oliveira Pires

O secretário de Esportes destacou que a equipe feminina vem melhorando a cada ano, mas não suportou a força física da maioria das adversárias. Disputou o terceiro lugar e, após empate em 1 a 1 com São José do Rio Preto, foi derrotada nas cobranças de pênaltis (0 x 2). Na primeira fase venceu Pereira Barreto por 3 a 0 e perdeu para Araçatuba por 7 a 0. Na semifinal foi derrotada por Fernandópolis por 4 a 0.

Futsal Masculino Sub-20

Classificação Final: Não ficou entre as oito melhores

Técnico: Rogério Oliveira Pires

Com uma vitória sobre Avanhandava por 4 a 0, um empate com Jales em 3 a 3 e uma derrota para Valparaíso por 1 a 8 a equipe foi desclassificada na primeira fase da competição.

Ginástica Artística Feminina Sub-14

Classificação Final: Campeã

Técnica: Fernanda da Cunha Santos

Penápolis foi a única equipe inscrita na categoria e se apresentou buscando as melhores notas buscando a classificação para os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. O duelo ficou entre as próprias atletas penapolense que deram o melhor e proporcionaram espetáculo ao público presente.

Ginástica Rítmica Feminina Sub-14

Classificação Final: Vice-Campeã

Técnica: Jéssica Regina Ferreira/Auxiliar Cintia Leme Balleeiro

Sete cidades disputaram a categoria e Penápolis conquistou o segundo lugar.

Judô Masculino Livre

Classificação Final: 8º lugar

Técnico: Ailton José Pereira Calado / Auxiliar Eder Fonzar Granato

As disputas em todas as categorias de pesos foram acirradas e a equipe penapolense obteve resultados variados, sendo os mais expressivos o 4º lugar com Gabriel Silveira no peso meio leve e o 4º lugar com José Souza Gomes no peso leve.

Natação Feminino e Masculino Livre

Classificação Final: 5º lugar no feminino e 5º lugar no masculino

Técnica: Mariane Carolina Cavenaghi

A pouca participação das cidades na modalidade foi compensada pelo ótimo nível técnico das disputas. Os melhores resultados penapolenses foram os seguintes:

1º) Thiago Junior Betoni – 50 m livre – tempo de 0’24”97

2º) Thiago Junior Betoni – 50 m borboleta – tempo de 0’26”42

4º) Daniela Lumy – 800 m livre – tempo de 11’11”06

4º) Daniela Lumy – 200 m borboleta – tempo de 2’57”86

Voleibol Feminino Sub-20

Classificação Final: Campeã

Técnica: Dejanira Hosti Magretti

Penápolis foi campeã invicta, vencendo todas as partidas disputadas. Na fase de classificação bateu Mirandópolis por 2 sets a 1 e Urânia por 2 sets a 0; na semifinal venceu Valparaíso por 3 sets a 0 e na final superou Avanhandava por 3 sets a 2 em partida super disputada e de muita emoção.

Fonte: Secom – PMP