Penápolis participa de Congresso Internacional da Educação

Secom-PMP

Representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram do Congresso Internacional “Um novo tempo na Educação”, realizado de forma virtual, nos dias 15 e 16 de julho, para discutir sobre como deverá ser o retorno às aulas após o período crítico da pandemia de Covid-19.

O evento contou com a presença de profissionais de diversos países, entre eles, Brasil, Portugal, Finlândia e Estados Unidos. Foram mais de 10 horas de Seminário on-line, conduzidas pelos principais especialistas em educação básica e também com a participação de renomados palestrantes como o psiquiatra e escritor Augusto Cury, a presidente da Escola da Inteligência, Camila Cury e a médica e consultora do Bem-Estar da Rede Globo, Dra. Ana Escobar, entre outros. 

O Congresso Internacional teve a participação diária de mais de 120 mil professores e gestores educacionais envolvidos nas discussões sobre o futuro da educação e preparação para o retorno às aulas pós pandemia.

Para a secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, o Congresso Internacional foi importantíssimo para tomar conhecimento da realidade enfrentada por outros municípios, estados e países. “Chegamos à conclusão de que as dificuldades são as mesmas em todo o mundo. Estamos aprendendo no dia a dia como devemos proceder. Até mesmo a Finlândia, considerado o país com a melhor Educação do mundo, está enfrentando problemas com o ensino remoto”, analisou.

“Além disso, com as escolas fechadas devido ao isolamento social, acreditamos que os brasileiros estão dando mais valor à educação. Atualmente as crianças estão em casa e por isso, os pais passaram a compreender melhor a importância da escola, dos professores, no processo da educação dos seus filhos”, completou a secretária Neide Ferlin.

Temas

O Congresso Internacional abordou temas como: “O que muda na educação e na escola com a pandemia”; “Um novo professor para a nova educação”; Como voltar às aulas nas escolas. O que devemos e podemos fazer?”; “A experiência internacional na educação em tempo de pandemia: como o mundo reagiu e como estão voltando as aulas nas escolas nos outros países”; “Hibridismo na educação básica: a nova realidade na escola”; “A formação do professor para a educação na era digital”; “Currículo e avaliação em tempo de pandemia”; “A inteligência socioemocional no mundo em transformação”.

Fonte: Secom – PMP