Outubro Rosa e Novembro Azul com ações nas UBSs. Dia 7 de novembro acontece o DIA D

Alunos da Unip e equipe da Saúde na UBS 5

A Secretaria de Saúde de Birigui lembra que está realizando nas onze UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade ações do OUTUBRO ROSA, campanha que visa compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

A meta é promover a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de saúde. O Outubro Rosa é um movimento mundial, celebrado anualmente desde os anos 90.

Para o público masculino, a Secretaria de Saúde de Birigui também está realizando ações do Novembro Azul, mês de orientação e combate ao câncer de próstata.

O Novembro Azul também busca conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis, bem como a saúde mental.

Os moradores e moradores de Birigui devem procurar sua UBS de referência, ou seja, a UBS mais próxima de sua residência. Todos os exames são gratuitos.

LEMBRANDO QUE PARA ACESSO NAS UBSs é OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA DE PROTEÇÃO FACIAL EM FUNÇÃO DAS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS.

Empresas parceiras da Prefeitura de Birigui também estão realizando as ações e atividades do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Assim como nas UBSs, todos os exames são gratuitos. O uso da máscara de proteção facial também é obrigatório.

7 DE NOVEMBRO – DIA D

As mulheres que ainda não fizeram preventivo contra o câncer do colo do útero durante a semana poderão aproveitar o DIA D e realizar o exame gratuitamente no dia 7 de novembro, um sábado, quando as onze UBSs e o Ambulatório de Saúde da Mulher atenderão das 8h às 17h.

O Ambulatório de Saúde de Mulher fica no Centro Médico (prédio do antigo pronto-socorro de Birigui).

As UBSs de Birigui ficam nos bairros Vila Bandeirantes (UBS 1), Jardim Toselar (UBS 2), Izabel Marin (UBS 3), Costa Rica (UBS 4), Santo Antônio (UBS 5), Tijuca (UBS 6), São Vicente (UBS 7), Jandaia (UBS 8), João Crevelaro (UBS 9), Colinas (UBS 10) Portal da Pérola (UBS 11).

Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

A mulher deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia).O uso de máscara de proteção facial é obrigatório.

O exame é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero. É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica.

NO SANTO ANTÔNIO E NO TIJUCA

Na UBS 5, no bairro Santo Antônio, uma palestra sobre o Outubro Rosa ocorreu nesta terça-feira, dia 27 de outubro, quando alunos e professores da Unip e equipe da ESF (Estratégia de Saúde na Família) orientaram as pacientes.

A palestra falou sobre como realizar o autoexame de prevenção contra o câncer de mama.

Já nesta quarta-feira, dia 28, as ações dos alunos da Unip e profissionais envolvidos foram realizadas na UBS 6, que fica no bairro Tijuca. Outras unidades também contarão com as ações.

Fonte: PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa