“Operação Dengue”: Agentes retornam hoje nas residências fechadas

Secom-PMP

Devido ao expressivo número de casas que estavam fechadas e não receberam a visita dos agentes de saúde durante a Operação Dengue realizada na semana passada, a Prefeitura de Penápolis informa que esses imóveis serão novamente visitados hoje, sexta-feira (14), no horário das 16h às 19h.

De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, a região dos bairros Jardim Del Rey, Village Regina e Portal dos Faveiros – onde a operação é realizada – possui 1.581 residências, e desse total, encontraram-se fechadas cerca de 730 imóveis, não sendo possível a entrada dos agentes na semana anterior.

“Sabemos que na maioria dessas casas, os moradores estavam em horário de trabalho, e portanto, não conseguimos efetuar a visita. Por isso, retornaremos hoje, das 16h às 19h, para fazer a visita com orientação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika”, explicou o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz. 

A Coleta do material acontecerá na segunda-feira, 17, e será feita pela equipe do Daep (Departamento Autônomo e Água e Esgoto de Penápolis).

Da mesma forma que aconteceu anteriormente, os moradores dessas casas visitadas deverão depositar em sacos plásticos (verde e preto) os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti; colocando no saco verde os criadouros de materiais recicláveis e no saco preto, os demais. Esses sacos deverão ser deixados na calçada para a coleta na segunda-feira.

Vale ressaltar que não serão coletados móveis, entulhos e resíduos de grande volume, apenas os criadouros em sacos plásticos.

Imobiliárias

Com relação aos imóveis fechados que estão sob responsabilidade das imobiliárias, o secretário municipal de Planejamento, coronel Daniel Rodrigueiro, informou que a Prefeitura está em contato com todas elas, para viabilizar a entrada dos agentes e eliminação dos criadouros nessas residências.

Todas essas ações foram programadas em reunião ocorrida na quarta-feira (12), na prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Saúde, contando com a participação da Secretaria de Agricultura e do Daep. 

“Mesmo com a eficácia da primeira etapa da Operação Dengue que retirou mais de 1,5 toneladas de criadouros das casas localizadas nos três bairros, ficamos preocupados com a grande quantidade de imóveis fechados e que não receberam a visita. Por isso, nos programamos para retornar nessas casas no final da tarde e assim, eliminar essas pendências, abrangendo toda a região”, concluiu Daniel Rodrigueiro.

Fonte: Secom – PMP