Operação da Polícia Civil e GAECO na Prefeitura de Penápolis

Jean Rizk

Agentes da Polícia Civil encontram-se neste momento nas dependências da Prefeitura Municipal de Penápolis, contanto com apoio de viaturas da Polícia Militar.

De acordo com informações extra oficiais, já foram realizadas buscas nas residências de diversos suspeitos na cidade de Penápolis.

Segundo nota, a Polícia Civil do Estado de São Paulo (Deinter-10/DEIC/SECOCOLD) e o Ministério Público do Estado de São Paulo deflagraram, na manhã de hoje (29/09/2020), a operação denominada “Raio X” visando desmantelar grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde, mediante a celebração de contratos de gestão entre municípios e Organizações Sociais.

A investigação, que conta com Inquéritos Policiais instaurados junto às comarcas de Penápolis e Birigui, teve a duração de aproximadamente dois (02) anos, período este em que foi desvendado um gigantesco e sofisticado esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais em prejuízo da saúde.

As prisões e as buscas ocorrerão  em dezenas de município do Estado de São Paulo e em municípios dos estados do Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Para o cumprimento dos mandados foram convocados 520 policiais civis de todo Estado, 130 viaturas policiais e 02 helicóptero da Policia Civil.

Por parte do MPSP, 30 Promotores de Justiça e 10 Agentes de Promotoria também participaram da operação.

Também cooperaram 200 policiais civis de outros estados e a Polícia Federal no estado do Pará.