Oficina sobre Pedagogia de Saraus reuniu profissionais na biblioteca

Secom-PMP

No último dia 03 foi realizada na Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, a oficina gratuita “Pedagogia dos Saraus: Teoria e Prática Literária e Educativa”. A iniciativa reuniu cerca de 30 profissionais da área de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura de Penápolis e também cidades da região, como Lins, Buritama e Marília.

O evento foi promovido pelo Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, mantenedora das bibliotecas públicas Prof. Fausto Ribeiro de Barros e Prof. Jayme Monteiro.

A oficina foi ministrada pelo escritor e educador Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo. Ele veio compartilhar com os demais profissionais presentes a sua experiência com realização de saraus ao longo de 13 anos, especialmente em escolas da periferia.

Segundo comentou o encarregado das bibliotecas municipais de Penápolis, Rafael Freitas, a avaliação feita é excelente, pois as explanações do educador Rodrigo Ciríaco ajudaram os profissionais a terem uma visão diferente e aprimorada a respeito dos saraus.

“Ele compartilhou conosco muitas experiências pedagógicas de sucesso a partir da realização de saraus nas periferias das cidades, e mostrou como foi possível contribuir para a melhoria tanto educacional quanto social das comunidades”, comentou Rafael.

“Entre as diversas experiências relatadas com crianças pequenas estão os chamados ‘Sarauzinhos’, os quais temos a intenção de realizar aqui em Penápolis com a participação das escolas, envolvendo a Educação Infantil”, revelou ele.

Em sua programação, a oficina abordou ainda as origens e contextualização histórico e literária dos saraus e os seus diferentes tipos. Os participantes também tiveram noções de como organizar um sarau na escola, seleção e preparação, jogos e exercícios corporais, além de propostas de exercícios de criação poética e literária.

Fonte: Secom – PMP