InícioSem categoriaOficina sobre Pedagogia de Saraus reuniu profissionais na biblioteca

Oficina sobre Pedagogia de Saraus reuniu profissionais na biblioteca

No último dia 03 foi realizada na Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, a oficina gratuita “Pedagogia dos Saraus: Teoria e Prática Literária e Educativa”. A iniciativa reuniu cerca de 30 profissionais da área de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura de Penápolis e também cidades da região, como Lins, Buritama e Marília.

O evento foi promovido pelo Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, mantenedora das bibliotecas públicas Prof. Fausto Ribeiro de Barros e Prof. Jayme Monteiro.

A oficina foi ministrada pelo escritor e educador Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo. Ele veio compartilhar com os demais profissionais presentes a sua experiência com realização de saraus ao longo de 13 anos, especialmente em escolas da periferia.

Segundo comentou o encarregado das bibliotecas municipais de Penápolis, Rafael Freitas, a avaliação feita é excelente, pois as explanações do educador Rodrigo Ciríaco ajudaram os profissionais a terem uma visão diferente e aprimorada a respeito dos saraus.

“Ele compartilhou conosco muitas experiências pedagógicas de sucesso a partir da realização de saraus nas periferias das cidades, e mostrou como foi possível contribuir para a melhoria tanto educacional quanto social das comunidades”, comentou Rafael.

“Entre as diversas experiências relatadas com crianças pequenas estão os chamados ‘Sarauzinhos’, os quais temos a intenção de realizar aqui em Penápolis com a participação das escolas, envolvendo a Educação Infantil”, revelou ele.

Em sua programação, a oficina abordou ainda as origens e contextualização histórico e literária dos saraus e os seus diferentes tipos. Os participantes também tiveram noções de como organizar um sarau na escola, seleção e preparação, jogos e exercícios corporais, além de propostas de exercícios de criação poética e literária.

Fonte: Secom – PMP

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments