Oficina gratuita aborda pedagogia de saraus

Secom-PMP

Penápolis recebe no dia 03 de julho a oficina “Pedagogia dos saraus: teoria e prática literária e educativa”, com o escritor e educador Rodrigo Ciríaco. O evento é gratuito e será realizado na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”. Podem participar profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura. As vagas são limitadas. 

Para participar é necessário se inscrever antecipadamente pelo site siseb.sp.gov.br/agenda. São oferecidas 40 vagas. A oficina acontece no dia 03 de julho, das 09h às 16h e é uma iniciativa do Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A oficina traz uma reflexão sobre a trajetória pedagógica e poética a partir da aplicação dos saraus como ferramenta didática no estímulo à leitura, desenvolvimento da escrita e criação literária. O objetivo é mobilizar jovens e adolescentes para a prática poética e literária, organizar saraus em espaços educativos e propor atividades de criação poética e literária. 

Em sua programação, a oficina abordará as origens e contextualização histórico e literária dos saraus e os seus diferentes tipos. Os participantes também terão noções de como organizar um sarau na escola, seleção e preparação, jogos e exercícios corporais, além de propostas de exercícios de criação poética e literária.

Educador e escritor

A oficina será ministrada pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco. Formado em História pela Universidade de São Paulo, Ciríaco tem 15 anos de experiência na rede pública estadual e municipal de ensino. Autor dos livros Te pego lá fora, 100 mágoas, Vendo Pó…esia e Menino Moleque Poeta Serelepe. Participa há mais de 13 anos do movimento de saraus da periferia.

É idealizador dos projetos Pedagogia dos Saraus, Mesquiteiros, Slam Rachão Poético e Biqueira Literária. Entre 2014 e 2016, participou do Conselho Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É autor do livro Pedagogia do Sarau, em fase final de edição para publicação pelo selo Um por Todos. 

Fonte: Secom – PMP