Novembro Azul: Ações marcam mês alusivo à saúde do homem

Secom-PMP

Durante o mês de novembro, diversas unidades de saúde realizaram ações para estimular o cuidado com a saúde do homem. A programação fez parte da campanha “Novembro Azul” que visa estimular a prevenção ao câncer de próstata. Além de exames, os homens participaram de palestras e confraternizações.

A equipe da Macro III organizou um café da tarde e uma programação especial ao Novembro Azul. Centenas de homens estiveram no local e aproveitaram para retirar guias para exames e realizar teste de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis. O dentista da unidade, Adriano Takashi Kian, fez uma avaliação bucal e a equipe médica orientou os presentes sobre a importância da prevenção.

O secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, destacou o envolvimento e participação dos homens durante as ações da campanha Novembro Azul. “A programação formulada pelas equipes das unidades básicas de saúde conseguiu atrair os homens que muitas vezes têm receio de procurar atendimento médico”, afirmou.

“Um agradecimento especial a toda a equipe de servidores que se dedicam diariamente a oferecer aos moradores um atendimento de qualidade, com profissionalismo e atenção”, enfatizou o secretário Braz. 

Del Rey e Tóquio

Já na sexta-feira (22), duas unidades realizam ações preventivas ao câncer de próstata. Na UBS Jardim Del Rey, o dia foi reservado para atendimento exclusivo aos homens maiores de 40 anos. As atividades contaram com o apoio e patrocínio de empresas e moradores da região. Entre eles, o supermercado Big Mart, Quitanda Dois Irmãos, Box do Tiquinho, Padaria e Mercearia Tami, Supermercado Village e a administração do grupo do facebook Língua Solta.

Na UBS Tóquio, a equipe da unidade preparou um café da tarde especial para os pacientes, acompanhado de uma palestra sobre a saúde do homem com a médica Juliane Rozo. Os homens também retiraram guias para realização de exames de PSA.

Macro II e IV

No início do mês, a Macro II de saúde, o Postão, reservou um dia para atendimento exclusivo aos homens. Mais de 100 homens estiveram no local para a coleta do exame PSA – Antígeno Prostático Específico, que pode detectar alterações na próstata. Os homens presentes também participaram de um café da manhã e palestra com a médica Laís Lima.

Já no dia 13, a Macro IV realizou atendimento especial à população masculina. Ao todo, foram efetuados 125 exames de PSA. Também foram realizados testes de diabetes, testes rápidos de HIV, testes de hepatite e sífilis, em parceria com o SAE – Serviço de Atendimento Especializado IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

Fonte: Secom – PMP