Nova etapa de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Secom-PMP

Uma nova etapa de vacinação contra a gripe começa esta segunda-feira (11) em todas as unidades de vacinação. Até o dia 17 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.

A vacina está disponível em todas as unidades básicas e nas Macros de saúde. O horário de vacinação é das 8h às 16h. A vacina protege contra a Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todos que procurarem as unidades de vacinação devem utilizar máscaras obrigatoriamente.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. O Ministério da Saúde alterou o cronograma da terceira etapa de vacinação, com sua divisão em duas fases. Do dia 11 a 17 de maio, serão vacinadas as crianças, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Do dia 18 de maio a 05 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

O secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, destacou que apesar de a vacina não proteger contra o coronavírus, ela é fundamental para minimizar o impacto na saúde pública. “Os sintomas da Influenza e da Covid-19 são bastante semelhantes, e a imunização auxilia a obter o diagnóstico mais exato da doença”, afirmou.

Fonte: Secom – PMP