Nota oficial – Coronavírus em Penápolis

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis informa que até o final da manhã desta terça-feira (17) a cidade registrou 5 casos suspeitos.

Destes casos, um paciente encontra-se hospitalizado. Os demais encontram-se em isolamento domiciliar seguindo recomendações protocolares.

Cabe informar que o paciente hospitalizado é residente em uma cidade da comarca e que foi atendido pelo Pronto Socorro de Penápolis.

O Gabinete de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, instaurado pela Prefeitura de Penápolis, informa também que os servidores municipais que se enquadrem nas condições de gestação, idade acima de 60 anos, cardiopatas e portadores de asma e outras patologias respiratórias, que busquem, facultativamente, avaliação médica para requerer afastamento das atividades profissionais.

Neste caso é necessária avaliação e atestado médico com CID (Código de Identificação da Doença) e perícia médica.

Sobre as atividades escolares, permanece a medida de suspensão das aulas a partir de 23/03 no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Com relação a Creches e Pré-escolas a Prefeitura mantém o atendimento facultativo para os casos de extrema necessidade, em que a família não tenha com quem deixar as crianças, e no caso de prioridade na segurança alimentar.

É importante que os pais e responsáveis façam o possível para deixar as crianças em casa, isoladas do contato com os demais, para preservação, utilizando-se do atendimento facultativo nestas unidades apenas em último recurso de necessidade.

Um novo decreto municipal referente às ações do poder público neste quesito deverá ser publicado até o final da semana.

A medida em que novos fatos surgirem, novos comunicados oficiais serão expedidos pela Secretaria de Comunicação Social.

Reiteramos que a comunidade se acerque de cuidados básicos de prevenção, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão e redução drástica da circulação.

Fonte: Secom-PMP