Museus abrem no sábado para visitação

Secom-PMP

Aproveitando o feriado nacional de Finados, neste sábado (02), data em que a cidade recebe muitos visitantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis manterá os museus abertos para visitação pública no período da manhã.

Desta forma, o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” e o Museu Municipal de Folclore de Penápolis estarão abertos das 08h às 12h.

O secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, convida a comunidade para visitar os acervos dos museus.

“As pessoas que não podem visitar os museus durante os dias de semana, devido a compromissos profissionais, podem aproveitar a oportunidade neste sábado. Será um prazer receber a todos”, disse Colevatti. 

O Museu Municipal do Folclore possui uma coleção de objetos de quase todos os estados do Brasil, e que expressam a cultura espontânea do povo, como por exemplo tecelagem, brinquedos, presépios, cerâmicas, artesanato, entre outros, além de biblioteca especializada em Folclore.

Sobre o Museu Histórico e Pedagógico, seu acervo possui objetos, documentos e fotografias referentes aos primeiros colonizadores e imigrantes da região, assim como dos índios kaingangues. Também dispõe de objetos referentes à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da cultura do café e também da participação dos penapolenses na Revolução de 1932, bem como toda história política, social, industrial e comercial. Sua hemeroteca possui jornais da cidade desde 1910.

Os museus Histórico e de Folclore de Penápolis ficam localizados no Centro Cultural “Dr. Bráulio Sammarco” (Praça 09 de Julho 150, Centro).

Fonte: Secom – PMP