Município VerdeAzul: Penápolis é melhor colocada em 42 municípios do Comitê do Baixo

Secom-PMP

Nesta quinta-feira, dia 05, foi realizada em São Paulo a cerimônia de entrega do Prêmio Franco Montoro, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, às cidades mais bem colocadas no ranking do Programa Município VerdeAzul, referente às ações de 2019. Penápolis foi uma dessas cidades. De 613 municípios participantes, 92 conseguiram certificação, sendo que Penápolis ficou na 48ª posição. A cidade teve ainda a melhor colocação dos 42 municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.

O evento ocorreu no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Representando a cidade esteve o prefeito Célio de Oliveira e o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin. Ainda na solenidade esteve o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o coordenador do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, José Raphael Caputo, entre outros servidores que atuaram nas frentes de ação do programa na cidade.

As cidades que receberam certificação obtiveram notas acima de 80 pontos. Penápolis somou 86,9 pontos.

O prefeito Célio de Oliveira demonstrou grande satisfação com o desempenho da cidade, e declarou se sentir honrado. “É uma alegria imensa. Uma grande honra para o povo desta nossa querida cidade. Podemos, com muito orgulho, provar que aqui temos qualidade de vida”, comentou ele.

“Para chegarmos a estes resultados tão importantes envolvemos todas as secretarias, Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e desenvolvemos um plano de trabalho. Conseguimos executar ações concretas voltadas às diretivas do programa e, assim, alcançar nosso objetivo de certificação”, enfatizou o prefeito.

“Com a certificação por mais um ano temos a certeza que Penápolis está no caminho certo. Tudo é fruto de comprometimento do poder público com estratégias de preservação ambiental, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos”, concluiu.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Fonte: Secom – PMP