Moveca realiza campanha “Fique Sabendo” na sexta-feira

Secom-PMP

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, o Moveca (Movimento Vestindo a Camisa) de Penápolis participará das ações da Campanha “Fique Sabendo”. Desta forma, na próxima sexta-feira, 29, o Moveca estará aberto à comunidade, das 8h às11h, para a realização de testes rápidos gratuitos. O exame visa diagnosticar precocemente pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids. A sede do Moveca fica na avenida Eduardo de Castilho, 1.412 (antigo Velório Municipal).

Segundo explicou a presidente do Moveca, Monique Ruiz, neste ano, o Dia Mundial da Luta Contra a Aids cairá num domingo, por isso, a realização do teste rápido acontecerá na sexta-feira, para que todas as pessoas interessadas possam fazer o exame.

Em Penápolis, a campanha “Fique Sabendo” é coordenada através do SAE – Serviço de Atendimento Especializado IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Quem pode fazer

O teste rápido é feito em pessoas sexualmente ativas, a partir dos 18 anos, principalmente aquelas que nunca realizaram o teste anti HIV. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

De acordo com a coordenadora do SAE, Marlene Tozatti, em 2019 foram registrado novos casos de Aids e sífilis em Penápolis. “Os casos atuais ocorrem principalmente pela falta do uso do preservativo durante relações sexuais eventuais, ou até mesmo com parceiro constante portador do vírus que por medo ou vergonha, omite sua condição”, explicou.

Marlene ressalta que isso atinge pessoas heterossexuais, homossexuais, trans, homens que fazem sexo com homens, enfim, todos são suscetíveis.

Tratamento

Caso algum paciente tenha resultado positivo, a rede municipal de saúde oferece tratamento médico gratuito. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível e a sobrevida seja longa.

Em Penápolis, o Serviço de Atendimento Especializado oferece acolhimento, aconselhamento, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, exames específicos e gerais. O SAE está localizado na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades. 

Fonte: Secom – PMP