Mês da Mulher: Macro III realiza coleta de preventivo hoje

Secom-PMP
- Publicidade -

A unidade de saúde Macro III – Santa Terezinha realiza hoje (11), das 15h às 19h, uma ação especial em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado no último dia 08. No período da tarde, a unidade realiza a coleta de exame preventivo, o papanicolau, em todas as mulheres interessadas.

Os exames serão coletados das 15h às 19h. Segundo a enfermeira da Macro III, Carolina Lemes Serafim, é necessário que as mulheres interessadas em coletar o exame cheguem até as 19h para a melhor organização da equipe. “Todas as mulheres que comparecerem à unidade até este horário serão atendidas”, destacou a enfermeira.

“As mulheres podem aproveitar este horário alternativo para fazer a coleta do exame. As mulheres que trabalhas e não têm disponibilidade de horário podem aproveitar essa ação especial para cuidar de sua saúde”, afirmou Carolina. Neste mesmo horário, as mulheres de 40 a 69 anos poderão agendar seu exame de mamografia na carreta do Hospital do Amor.

Para realizar o exame não é necessário agendamento prévio. Hoje, a Macro III estará aberta para o atendimento a todas as mulheres, mesmo aquelas que não tenham a unidade como referência. As pacientes devem levar RG, CPF e Cartão Nacional do SUS diretamente na unidade.

O papanicolau é indolor, simples e rápido. Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, deve procurar a unidade de saúde para fazer a coleta do preventivo, de forma gratuita. O exame é fundamental para detectar alterações nas células do colo do útero e para prevenir o câncer no local.

Além do exame preventivo, quem comparecer ao local poderá realizar os testes rápidos para a detecção do vírus HIV e das hepatites virais. “Este é um exame muito simples, com a coleta de uma gota de sangue podemos detectar rapidamente essas doenças e encaminhar a paciente para tratamento gratuito na rede de saúde”, acrescentou a enfermeira.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -