Marinha realiza curso de marinheiro fluvial em Penápolis

Reprodução/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Tietê Paraná, inscreve a partir da próxima segunda-feira (22) para o processo seletivo do curso de formação de aquaviários. Os interessados podem se inscrever no Serviço de Protocolo da Prefeitura de Penápolis até o dia 19 de agosto.

A formação faz parte do Programa de Ensino Profissional Marítimo e será realizada no período de 16 a 21 de setembro, no período noturno. No dia 21 de setembro, um sábado, também será realizada uma aula prática no período da manhã em rio ou represa.

São oferecidas 30 vagas para toda a comunidade náutica da região de Penápolis, incluindo pescadores profissionais, funcionários de hidrelétricas, marinas, areeiros, balsas, turismo náutico. Vale ressaltar que o curso não possibilita a ascensão para os níveis superiores da carreira e não assegura vaga de emprego na Marinha Mercante.

O curso atende a uma solicitação da Prefeitura de Penápolis e destina-se a habilitar novos aquaviários a conduzirem e tripularem embarcações de atividade profissional. O curso forma nas categorias de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinho Fluvial Auxiliar de Máquinas.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve apresentar atestado de saúde ocupacional assinado por um médico do trabalho, comprovante de residência com CEP (água, luz, telefone) emitido em menos de 90 dias e atestado de escolaridade.

Ainda devem ser apresentadas cópias do RG, CPF, título de eleitor, reservista e carta de recomendação da empresa ou colônia de pesca. Todos os documentos devem estar legíveis e dentro do prazo de validade. O Serviço de Protocolo da Prefeitura de Penápolis está localizado na avenida Marginal Maria Chica, 1400 – Centro, com atendimento das 08h ás 16h.

Fonte: Secom – PMP