Mais de 5.000 alunos da rede municipal retornam às aulas dia 03

Secom-PMP

As férias estão chegando ao fim e a partir do dia 03 de fevereiro, as escolas municipais receberão 5.188 alunos com idade entre zero e 11 anos, para o início do ano letivo.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, serão 2.530 alunos atendidos no Ensino Fundamental e 2.658 crianças nas unidades de Educação Infantil.

Na Educação Infantil, o município conta com 16 unidades de Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal), antigas creches, que vão atender 1.400 crianças do Berçário I ao Maternal II. Também são oferecidas 16 unidades de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) que atenderão 1.258 alunos matriculados na Pré-Escola, que corresponde às Etapas I e II.

No início do ano, as crianças da Educação Infantil passam por um período de adaptação que corresponde a uma semana com horários diferenciados.

Vale lembrar que em breve será inaugurada mais uma unidade de creche, o Ceim “Professora Anna Maria Rodrigues Albendim”, que fica no Residencial Gimenes e atenderá cerca de 100 crianças região do Gimenes-Benone.

Fundamental

Já com relação ao Ensino Fundamental, são 10 Emef (Escolas Municipal de Ensino Fundamental) que atenderão 2.530 alunos do 1º ao 5º Ano. Além disso, a rede municipal também oferece 04 unidades de Cmei (Centro Municipal de Educação Integrada), antigos barracões comunitários, que atenderão aproximadamente 550 alunos.

A secretária municipal de Educação, Neide Ferlim Assami, deseja um excelente final de férias para as crianças e que 2020 seja um ano de muito aprendizado. “Espero que a garotada tenha se divertido e descansado bastante nas férias para começar o ano letivo com muita disposição e vontade de aprender. Toda a equipe da Secretaria de Educação tem se empenhado na programação desse ano letivo e está ansiosa para receber os alunos na próxima semana”, disse a secretária.

Ano letivo conta com novo calendário escolar

A Secretaria Municipal de Educação informa que o ano letivo de 2020 seguirá um novo calendário escolar, que trará dois novos recessos: um no mês de abril e outro no mês de outubro, além das férias normais em julho.

Segundo explicou a secretária municipal de Educação, Neide Ferlim Assami, a mudança no calendário da rede municipal visa acompanhar o novo calendário da Secretaria Estadual de Educação. “Com a mudança do calendário da rede estadual, teremos que efetuar adequações no Transporte Escolar e também na alimentação dos alunos. Por conta disso, foi preciso unificar os calendários para atender todos os alunos, promovendo melhorias para nossas crianças”, comentou.

Dessa forma, o ano letivo da rede municipal começa a partir do dia 03 de fevereiro. O primeiro recesso se dará de 20 a 24 de abril. As férias acontecerão no período de 13 a 26 de julho. No mês de outubro haverá outro recesso do dia 13 a 16. E o encerramento do ano letivo está previsto para o dia 18 de dezembro.

O novo calendário escolar já foi aprovado pela Câmara Municipal.

Fonte: Secom – PMP