Macro IV e Cras promovem ação conjunta para saúde da mulher

Secom-PMP
- Publicidade -

Mais de 60 mulheres atendidas pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social) participaram na última quinta-feira, 21, da palestra sobre “Prevenção do Câncer de Colo de Útero”, ministrada pela enfermeira Elen Doná, da Macro de Saúde IV.

A palestra foi realizada no anfiteatro do CEU das Artes em uma ação conjunta entre a Macro IV e o Cras, que visa orientar a população da região sobre a importância dos cuidados com a saúde. Na oportunidade, o encontro abordou temas pertinentes à saúde da mulher, em especial sobre a importância de se fazer o exame preventivo, também conhecido como papanicolau.

Após a palestra, algumas mulheres aproveitaram para conversar com a enfermeira, esclarecendo dúvidas sobre a prevenção do câncer do colo de útero e demais assuntos pertinentes à saúde da mulher.

De acordo com a coordenadora da Macro IV, Adriana Belletti, foi muito boa a adesão das mulheres na palestra. “Durante o encontro, as mulheres perceberam a importância de fazer o exame papanicolau, afinal, é muito mais fácil a prevenção do que o tratamento da doença”, comentou.

Segundo informou a enfermeira Elen Doná, durante a palestra, algumas mulheres relataram que nunca fizeram o exame preventivo ou que haviam feito há muitos anos. Nestes casos, elas foram orientadas a fazerem o exame na Macro IV.

Preventivo

Vale lembrar que o exame preventivo deve ser feito por mulheres que já iniciaram a vida sexual ou aos 21 anos de idade, o que acontecer primeiro. Até mesmo as mulheres adultas que não têm parceiros ativos devem fazer o exame.

A Macro de Saúde IV realiza o exame preventivo todos os dias da semana. Basta a mulher procurar a unidade munida do cartão do posto e agendar seu preventivo gratuitamente. O exame é rápido, simples e o resultado sairá em até 30 dias. A Macro IV fica localizada na avenida Santa Casa, 2.009, no bairro Planalto.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -