Macro III leva projeto “Saúde na Escola” para crianças das creches

Secom-PMP

Os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Cora Coralina e do Ceim Santa Terezinha, antigas creches, receberam a visita das enfermeiras da Macro de Saúde III para uma importante conversa sobre alimentação saudável, práticas corporais e combate ao Aedes aegypti.

A atividade foi realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, respectivamente, e contou com a participação das enfermeiras Daniela Cristina Prado Ribeiro e Carolina Lemes Serafim, como parte do projeto “Viver saudável – Saúde na Escola”.

Segundo comentou a enfermeira Daniela Ribeiro, inicialmente elas tiveram uma conversa com as crianças sobre os três temas abordados, e depois foi realizada uma gincana com os alunos, para que eles pudessem expressar na prática, o que aprenderam.

“Falamos sobre a importância da alimentação saudável, quais alimentos são mais nutritivos, como frutas e legumes; também falamos sobre ‘os vilões’ da alimentação que são os doces, chocolate e refrigerantes. Sempre de forma muito ilustrativa e acessível às crianças”, explicou.

As enfermeiras falaram ainda sobre a importância de práticas corporais, de se movimentar, exercitar. “Explicamos inclusive, que não é bom ficar muito tempo em joguinhos no celular ou em frente à televisão, pois criança precisa brincar, correr, exercitar o corpinho”, comentou.

A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti também foi tema de conversa com os alunos,  principalmente para que eles saibam identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya, dentre outras doenças.

Gincana

Ao final da conversa, foi proposta uma gincana com as crianças, onde elas precisariam procurar e retirar de uma bandeja, objetos e imagens de acordo com as perguntas lançadas, tais como: “qual alimento é saudável?”, “o que é criadouro da dengue?”. Para isso, as crianças precisariam cruzar o pátio para chegar até a bandeja e voltar, em menos tempo que o time adversário. “Dessa forma, além de fixar o conteúdo trabalhado na palestra, conseguimos estimular também a prática corporal através da gincana”, analisou a enfermeira Daniela. 

Além desses três temas, a enfermeira Carolina Serafim conversou com as crianças do Ceim Santa Terezinha sobre as doenças que são transmitidas por contato. Por isso, nesta unidade também foi trabalhado temas como higiene e atividades lúdicas sobre a importância de se lavar as mãos e os alimentos antes de comer.

Fonte: Secom – PMP