InícioSem categoriaMacro III leva projeto “Saúde na Escola” para crianças das creches

Macro III leva projeto “Saúde na Escola” para crianças das creches

Os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Cora Coralina e do Ceim Santa Terezinha, antigas creches, receberam a visita das enfermeiras da Macro de Saúde III para uma importante conversa sobre alimentação saudável, práticas corporais e combate ao Aedes aegypti.

A atividade foi realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, respectivamente, e contou com a participação das enfermeiras Daniela Cristina Prado Ribeiro e Carolina Lemes Serafim, como parte do projeto “Viver saudável – Saúde na Escola”.

Segundo comentou a enfermeira Daniela Ribeiro, inicialmente elas tiveram uma conversa com as crianças sobre os três temas abordados, e depois foi realizada uma gincana com os alunos, para que eles pudessem expressar na prática, o que aprenderam.

“Falamos sobre a importância da alimentação saudável, quais alimentos são mais nutritivos, como frutas e legumes; também falamos sobre ‘os vilões’ da alimentação que são os doces, chocolate e refrigerantes. Sempre de forma muito ilustrativa e acessível às crianças”, explicou.

As enfermeiras falaram ainda sobre a importância de práticas corporais, de se movimentar, exercitar. “Explicamos inclusive, que não é bom ficar muito tempo em joguinhos no celular ou em frente à televisão, pois criança precisa brincar, correr, exercitar o corpinho”, comentou.

A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti também foi tema de conversa com os alunos,  principalmente para que eles saibam identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya, dentre outras doenças.

Gincana

Ao final da conversa, foi proposta uma gincana com as crianças, onde elas precisariam procurar e retirar de uma bandeja, objetos e imagens de acordo com as perguntas lançadas, tais como: “qual alimento é saudável?”, “o que é criadouro da dengue?”. Para isso, as crianças precisariam cruzar o pátio para chegar até a bandeja e voltar, em menos tempo que o time adversário. “Dessa forma, além de fixar o conteúdo trabalhado na palestra, conseguimos estimular também a prática corporal através da gincana”, analisou a enfermeira Daniela. 

Além desses três temas, a enfermeira Carolina Serafim conversou com as crianças do Ceim Santa Terezinha sobre as doenças que são transmitidas por contato. Por isso, nesta unidade também foi trabalhado temas como higiene e atividades lúdicas sobre a importância de se lavar as mãos e os alimentos antes de comer.

Fonte: Secom – PMP

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments