Literatura em Foco analisa obra de Racionais MC´s amanhã

Secom-PMP

O principal disco do maior grupo de rap do Brasil foi publicado em livro e será a próxima obra a ser analisada pelo projeto Literatura em Foco. “Sobrevivendo no Inferno”, do Racionais MC´s, será analisada amanhã, dia 30 de outubro, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros.

Dessa forma, estudantes do Ensino Médio e cursinhos, entre outros interessados, estão convidados a participar da análise literária que acontecerá de forma gratuita.

A professora voluntária do projeto, Mayra Carolina Maurício de Sena Oliveira, fará a análise do livro, que é leitura obrigatória do vestibular da Unicamp deste ano. Mayra Maurício é formada em Letras e Pedagogia, Especialista em mediação de leitura e contação de histórias; atua na rede Estadual como professora coordenadora e no colégio Oceu Positivo como professora de literatura e gramática.

Sobrevivendo

Os Racionais MC’s emergiram nos anos 90 como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Elogiado pela crítica, o disco “Sobrevivendo no inferno” (1997)vendeu mais de um milhão e meio de cópias. Agora publicado em livro, as letras dos raps foram editadas como poemas, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas.

De acordo com o poeta e produtor cultural, Sérgio Vaz, foi com “Sobrevivendo no inferno” que a juventude negra e periférica se formou. “Por causa deste disco muita gente se graduou em autoestima e não entrou para a faculdade do crime”, escreveu.

Projeto

O projeto Literatura em Foco é uma realização da Secretaria Municipal de Educação por meio das Bibliotecas Públicas. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes, principalmente os vestibulandos, a oportunidade de participar da análise dos livros mais exigidos nos vestibulares das principais universidades do Brasil.

A Biblioteca Municipal fica localizada na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – Centro. Mais informações pelo telefone (18) 3652.5691.

Fonte: Secom – PMP