Julho Amarelo: Unidades de saúde farão testes rápidos de hepatite de 22 a 27 de julho

Secom-PMP
- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, em parceria com o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e o Rotary Club, inicia na próxima semana a Campanha Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais em todas as unidades de saúde. A campanha ocorre em alusão ao “Julho Amarelo”, movimento lançado pelo Ministério da Saúde que define o mês de julho como um mês especial de luta e prevenção das hepatites virais. A iniciativa é coordenada pelo SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite virais.

Segundo a coordenadora do SAE, Marlene Tozatti, o objetivo da campanha é intensificar o diagnóstico, prevenção e educação sobre as hepatites virais.

“Fazer de julho o mês emblemático de combate às hepatites não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano. Muito pelo contrário. A cada dia deve-se aumentar a atenção. Porém neste mês fazemos uma intensificação das ações de conscientização, chamando as pessoas a fazerem os testes rápidos”, comentou ela.

De acordo com a coordenadora do SAE, todas as unidades básicas de saúde da Prefeitura oferecerão, a partir do dia 22 ao dia 27 de julho, testes rápidos para detecção da doença.

“Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente será encaminhado para tratamento gratuito da rede pública se saúde”, garantiu. “Para tanto, temos uma equipe especializada de enfermeiros e médicos”, disse.

O Exame

Conforme explicou Marlene, o exame é realizado de forma simples e o diagnóstico sai rapidamente.

“É feito apenas um pequeno furo no dedo para coleta de uma gota de sangue. O resultado fica pronto em 15 minutos”, revelou.

“Todo o processo de teste, diagnóstico e tratamento é feito de maneira segura, individual e sigilosa”, frisou.

Ela ainda lembrou que a hepatite B é uma inflamação do fígado que pode ser causada também por uma infecção viral, sendo contagiosa através do sangue, sêmen ou secreções vaginais.

As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Porém, até o momento, não há vacina para a hepatite C. Neste caso, há a transmissão por transfusão de sangue, sexo sem preservativo, compartilhamento de material para uso de drogas, uso compartilhado de lâminas de barbear e depilação, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, como materiais para tatuagem e colocação de piercings.

“O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento”, alertou a coordenadora do SAE.

Entre os sintomas da hepatite C estão cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Serviço Disponível

Independentemente da campanha do Julho Amarelo, a população pode contar o ano todo com atendimento especializado na área (SAE). No local são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C.

O serviço está localizado na rua Anchieta 540, no centro da cidade, aos fundos da Clínica de Especialidades do Cisa.

O atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (18)3654.2322.

Cronograma nas Unidades Básicas

Confira a seguir o cronograma de realização de testes rápidos de hepatites nas unidades básicas de saúde, no período de 22 a 27 de julho. Procure o local mais perto de casa e faça o exame gratuitamente.

  • Segunda-feira (22/07)

Macro I, no Jardim Eldorado – das 07h às 09h

Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim – 07h às 09h

  • Terça-feira (23/07)

Macro II, no Centro da Cidade (“Postão”) – das 07h às 09h

Unidade Básica de Saúde do Jardim Del Rey – das 07h às 09h

  • Quarta-feira (24/07)

 Macro III, na Santa Terezinha – das 07h às 09h

  • Quinta-feira (25/07)   

Macro IV, na Vila Planalto – das 07h às 09h

Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio – das 07h às 09h

  • Sábado (27/07)    

Santuário São Francisco de Assis – das 08h às 11h

Penápolis Garden Shopping – das 10h às 14h

Secom – PMP

Membros da Acrepom de Araçatuba fazem visita à Corpe

No último dia 05 os cooperados da Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba) estiveram em Penápolis para visitar o Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) e a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). Também fez parte da caravana de Araçatuba, a vice-prefeita daquela cidade, Edna Flor.

Ao chegarem, os visitantes foram recebidos no Auditório José Antonio Sacomani, na de do Daep, onde assistiram a exibição de vídeos explicativos a respeito das atividades de saneamento realizadas no município, incluindo o trabalho da Corpe.

Na sequência os visitantes visitaram in loco as dependências da Corpe e puderam trocar experiências, desde a forma de coleta dos materiais até a venda dos mesmos.

Uma visita da equipe da Acrepom já havia sido feita à Corpe em 2000, quando na época a cooperativa estava ainda se estruturando. Naquela oportunidade os membros da associação ministraram uma capacitação para os cooperados de Penápolis.

Nesta recente visita do dia 05 de julho foi possível demonstrar as conquistas que a Corpe obteve até o presente momento através de parcerias com a Fundação Banco do Brasil e o Bndes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que auxiliam na aquisição de equipamentos, veículos e materiais para melhorar a infra estrutura disponibilizada hoje.

O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto (Batata), salientou que a troca de experiência é fundamental para ampliar o sistema de reciclagem de materiais na região. “É muito gratificante saber que estamos contribuindo com uma causa tão importante e garantindo qualidade de vida”, frisou.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -