Inscrições abertas para oficina de giramundo natalino

Secom-PMP

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis abriu inscrições para a oficina de artesanato Giramundo Natalino. A oficina será realizada gratuitamente de 02 a 06 de dezembro, das 19h às 22h, no Centro Cultural Primeira Casa/Museu de São Francisco.

Os interessados em participar devem se inscrever no local (rua dos Capuchinhos 33, Jardim Primavera) no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h. São oferecidas ao todo 10 vagas, e as atividades serão coordenadas pela artesã Shirley Antonia.

Quem for participar deverá levar seu material para a oficina: pistola de cola quente pequena com refil fino, tecido natalino de sua escolha, agulha, linha e tesoura.

A tradição de fazer o giramundo no Brasil é antiga. Segundo relatos de artesãos, os giramundos têm sido produzidos há mais de 200 anos.

Em algumas regiões do Brasil era comum as mães costurarem um giramundo como presente para a filha antes do casamento, ou era usado como uma espécie de amuleto. Pendurados nas portas das casas, tinham como função enfeitar e trazer boa sorte, enquanto giravam ao vento.

A diversidade cultural fez com que os giramundos ganhassem nomes diferentes nas regiões brasileiras, com significados diversos. É comum chamá-los de flor de mandacaru, carambola, estrela, cofrinho, estrela da felicidade, entre outros.

Acredita-se que os giramundos tenham chegado ao Brasil com moças portuguesas que vieram com a Família Real, na primeira metade do século 19.

Para outras informações acerca da oficina basta entrar em contato pelo telefone 3652-8040.

Fonte: Secom – PMP