Hospital de Campanha de Penápolis completa 15 dias de funcionamento

Secom-PMP

O Hospital de Campanha – Centro de Referência Covid-19 de Penápolis completou duas semanas de funcionamento nesta sexta-feira. Suas atividades tiveram início no dia 22 de maio. O hospital é destinado exclusivamente para o tratamento de pacientes com coronavírus.

O Centro de Referência conta com 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) equipados com respiradores e 20 leitos de enfermaria. A ocupação dos leitos é regulada através da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para atendimento de Penápolis e pacientes referenciados do Estado.  

De acordo com levantamento feito pela equipe do Centro de Referência Covid-19, do dia 22 de maio até a noite de quinta-feira, 04 de junho, o Hospital de Campanha havia atendido 12 pacientes moradores das cidades de Penápolis, Avanhandava, Alto Alegre, Braúna, Glicério e Luiziânia.  

No início da tarde de sexta-feira, 05, haviam 08 pessoas internadas no Hospital de Campanha, sendo dois pacientes na UTI e 06 nos leitos de enfermaria. Portanto, na sexta-feira, o Hospital de Campanha tinha 20% de ocupação dos leitos na UTI e 30% de ocupação dos leitos de enfermaria.

Atendimento

Ao chegar ao Hospital os pacientes são acompanhados pela equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistente social para tratamento e melhor conduta a ser seguida. Essa equipe foi devidamente treinada e capacitada a ofertar o atendimento humanizado diante do enfrentamento da atual pandemia causada pelo coronavírus.

Segundo comentou o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, felizmente Penápolis conta com um Hospital de Campanha instalado, com equipe de prontidão, fornecendo assistência às pessoas que precisarem e forem acometidas pela doença.

O prefeito Célio de Oliveira destacou que este é o primeiro hospital de campanha da região.

“Preparamos toda a estrutura em menos de 40 dias, com o envolvimento de toda a comunidade. Entregamos o equipamento pronto, já com os leitos habilitados pelo Governo do Estado e com a equipe de profissionais contratada”, destacou.

O hospital de campanha foi implantado em uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis, a AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e o Governo do Estado de São Paulo e atenderá toda a região.

Fonte: Secom – PMP