Grupo de maracatu oferece atividades na Estação Cidadania

Prefeitura de Araçatuba

Desde o dia 28 de julho, o grupo Maracatu Baque D’Orum está oferecendo atividades relacionadas ao ritmo musical Maracatu Nação na Estação Cidadania. Financiado pelo PROAC, através do Edital n°1/2019, e por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto chamado “Maracatubá: a vinda dos saberes do Maracatu Nação para Araçatuba” dispõe de atividades de percussão, dança, canto e alegorias até o dia 13 de outubro.

Considerado o mais antigo ritmo afrobrasileiro, o Maracatu Nação é uma dança que tem origem em Pernambuco. É uma manifestação popular da cultura nacional, urbana, de origem africana, sob a qual os negros escravizados camuflavam seus cultos na tentativa de manter suas origens religiosas no Brasil. Tornou-se uma cultura popular de resistência afrodescendente no final do século XIX, sendo ainda hoje uma manifestação que reconhece na música o principal veículo de comunicação da história oral brasileira.

Idealizado por Aline Benitez em 2018, o grupo Maracatu Baque D’Orum é representante oficial do Maracatu Nação Porto Rico, de Recife. Com pouco mais de seis meses de criação, o grupo araçatubense já oportunizou que diversas pessoas da cidade tivessem o primeiro contato com a cultura do Maracatu Nação. Atualmente, conta com cerca de 15 participantes e mais alguns brincantes de diversas idades.

INSCRIÇÕES
As atividades do Maracatubá são gratuitas, voltadas para maiores de 12 anos de idade e realizadas aos domingos, das 16h às 18h. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável legal e todos devem apresentar a carteirinha de vacinação atualizada. As vagas são limitadas.
Para participar, os interessados devem se inscrever um pouco antes de começar o curso, às 15h30, na Estação Cidadania, localizado na rua Elza Almeida Lemos, 975, no Jardim Atlântico.

Fonte: Prefeitura de Araçatuba