Galerias Bairro Jardim: Obras chegam na rua Augusto Pereira de Moraes e avenida Olsen

Secom-PMP

No início deste mês de abril foram retomadas as obras de ampliação das galerias pluviais do Bairro Jardim. Dessa vez, a obra atinge trecho da rua Augusto Pereira de Moraes e trecho da avenida Olsen, próximo ao antigo supermercado Laranjão.

O objetivo da obra é melhorar a drenagem da região e evitar alagamentos na avenida Luis Osório, próxima ao Clube Penapolense. Ao todo, são investidos R$ 1,5 milhão na construção das galerias do bairro Jardim, provenientes de convênio com o Ministério da Integração Nacional e contrapartida da Prefeitura.

Na rua Augusto Pereira de Moraes, está sendo implantada tubulação no trecho entre a avenida Olsen até a avenida Leandro Ratisbona de Medeiros. Já na avenida Olsen, a galeria contempla trecho entre as ruas Augusto Pereira de Moraes e Fernando Ribeiro de Barros. Além da tubulação, serão construídas 16 bocas de lobo interligadas nas galerias. 

A responsável pelas obras de galerias é a empresa Copel – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação pública.

Pavimentação

Segundo explicou o secretário municipal de Obras, o engenheiro Murilo do Valle engenheiro Murilo do Valle, após a execução das galerias e boca de lobos, todos os trechos receberão nova pavimentação. “Onde existia o pavimento do tipo ‘paralelepípedo’ será retirado e substituído por pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Os trechos das ruas Antonieta Vilela e Amália Viana, por exemplo, já foram pavimentados”, afirmou.

Outros pontos

Parte da tubulação já foi implantada na avenida Maria Teresa Alves Viana, rua José Ferreira Leite, rua João Pavezi e rua Antonieta Vilela Ferreira. Também já foi construída uma estação de dissipação das águas próxima ao Córrego Santa Leonor.

A implantação de galerias contemplou ainda trechos nas ruas Fernando Ribeiro de Barros (entre as avenidas Santa Casa e Eduardo Castilho), trechos das avenidas Eduardo de Castilho, Cunha Cintra e Luis Osório.

De acordo com o secretário Murilo do Valle, a obra é bastante complexa e trabalhosa, pois em alguns pontos as galerias são muito profundas. “Já implantamos a tubulação na maior parte dessas ruas, e agora já estamos praticamente na fase final, contemplando as duas últimas ruas do projeto”, concluiu o secretário.

Fonte: Secom – PMP