Formaturas encerram atividades do Proerd em 2019

Secom-PMP

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis promoveu nesta semana, mais um ciclo de formaturas referente ao Proerd (Programa de Resistência e Combate às Drogas e à Violência), realizado com parceria da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A primeira cerimônia aconteceu na terça-feira (19), e a outra na quinta-feira (21), ambas no Teatro Municipal Maria Teresa Alves Viana.

Participaram da formatura cerca de 200 alunos dos 5º anos de quatro escolas do Ensino Fundamental: Emef Armelindo Artioli, Emef Harume Kubota da Silva, Emef Darcy Aparecida Buranello Marin e Emef Montaha Gibara Ayub. As demais escolas realizaram a formatura no semestre passado, num total de mais de 500 alunos.

As cerimônias contaram com a presença do prefeito Célio de Oliveira e vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin, do Capitão Fernando Bachiega da Polícia Militar, da secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação, além de autoridades municipais, pais e familiares.

Proerd

Durante quatro meses, o Proerd foi ministrado nas unidades pela policial militar Ana Cláudia Pereira Domingos. A policial repassou às crianças orientações sobre prevenção ao uso de drogas e violência juvenil, ensinando a reconhecer e a responder adequadamente aos diversos tipos de apelos ao uso de drogas e álcool.

Os alunos ainda tiveram orientações sobre bullying, e como devem reagir diante de outros conflitos sem o uso da violência. As aulas também ensinaram a respeito de princípios de cidadania e convivência social harmoniosa.

Para o prefeito Célio de Oliveira, é uma grande honra participar da formatura de um projeto tão importante. “Quero agradecer a policial Ana Cláudia pelo trabalho realizado junto às crianças, a Polícia Militar pela parceria nesse programa de combate e prevenção às drogas. Esse é um importante investimento na área de educação, que reflete em menos gastos com saúde, segurança e combate à violência”, analisou.

O vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin também parabenizou os alunos, a Polícia Militar e Secretaria de Educação pela formatura do Proerd e destacou a presença dos pais e familiares sempre próximos às suas crianças.

Já o Capitão da PM, Fernando Bachiega agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Sem apoio da Prefeitura, a PM não conseguiria entrar nas escolas e levar esse curso que é tão bonito para mais de 500 alunos”, ressaltou.

Redação

Todos os alunos participantes do Proerd fizeram uma redação sobre o tema. De cada sala, foi escolhida uma redação vencedora e durante a formatura, os alunos cujas redações foram escolhidas, receberam como prêmio uma medalha e um kit escolar.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Neide Ferlin Assami, durante as formaturas foi possível ver o grande envolvimento das famílias. “Muitos pais e demais pessoas das famílias participam conosco das formaturas e isso é muito importante. Significa que o objetivo do programa está sendo cumprido, chegando até aos lares dos nossos alunos”, concluiu.

A secretária de Educação ainda acrescentou que a formatura é uma demonstração de que os alunos estão certificados e “vacinados” contra as drogas. “Eles são multiplicadores e vão ensinar sobre os perigos que as drogas podem causar. Por isso agradeço a Polícia Militar e a todos envolvidos neste projeto que só traz benefícios à comunidade”, destacou.

Fonte: Secom – PMP