Fase final da troca do emissário da Santa Terezinha

Secom-PMP

Estão em fase final as obras de substituição de parte do emissário da Santa Terezinha, visando melhorias no sistema de coleta de esgotos do município. O investimento de aproximadamente R$ 653 mil finaliza a troca do antigo emissário, por material mais resistente e com vida útil de 100 anos. A previsão é que as obras sejam concluídas nos próximos dias.

Nesta última etapa, os trabalhos ocorrem na avenida Corcovado e são executados pela empresa KGP Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório. O serviço consiste na troca da tubulação de concreto já deteriorada por novos tubos de 400 mm em PVC que possuem maior durabilidade.

O emissário da Santa Terezinha foi construído em 1992 e apresentava riscos de extravazamentos com riscos de contaminação da água e do solo, além da necessidade frequente de reparos. A nova tubulação em PVC corrugado, material mais resistente, terá uma durabilidade de aproximadamente 100 anos. 

Para a obra, foram aplicados recursos provenientes de convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, no valor de R$ 558.522,47 e o restante de contrapartida do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Etapas

A obra foi executada em dois trechos. O primeiro está localizado no cruzamento da rua Ramalho Franco com avenida Leopoldino Alves Cardoso, seguindo pela avenida Corcovado até os fundos do condomínio Paineiras.

O segundo trecho está entre a rua Augusto Pereira de Moraes em frente ao condomínio Paineiras, percorrendo paralelo aos fundos do condomínio Novo Mundo até próximo ao Esporte Clube Banespa de Penápolis.

Dentre as ações realizadas estão a movimentação de solo com escavação mecanizada de valas, escoramento de solo, troca da tubulação por tubos de PVC de 400 mm e trocas de alguns ramais, construção de quatro poços de visitas. Logo após a instalação da nova tubulação, é feita a compactação do solo e o recapeamento asfáltico em CBUQ nas áreas urbanas.

Em toda sua extensão, o emissário atende os bairros da Santa Terezinha, Guanabara, Formosa, Vila Paulista, Monreal, Alto das Brisas, Del Rey, parte da Village Regina, Regina Célia, Ana Paula, Rosa Alberton e Jardim Pevi I e II, Residencial Gimenes e Residencial Benone Soares de Queiroz. Isso corresponde a mais de 20% do esgoto da cidade. 

Fonte: Secom – PMP