Escolas municipais realizam feiras de empreendedorismo

Secom-PMP

Cinco Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Penápolis estão realizando mais uma “Feira Jovens Empreendedores”. Trata-se do encerramento das atividades do ano letivo dentro do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido na rede municipal através de convênio com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). 

As Emefs Profª Montaha Gibara Ayub (Jardim Topical) e Profª Darcy Aparecida Buranello Marin (Sílvia Covas) realizaram suas feiras na última sexta, dia 22. A próxima escola a promover a feira Jovens Empreendedores será a Profª Harume Kubota da Silva (Jardim do Lago), na quarta-feira, dia 27, às 18h30. Na sequência vem a Emef Marcos Trench, com sua feira marcada para o dia 28 às 20h.

E por fim o evento ocorrerá na Emef Dr. Mário Sabino (Vila Tóquio), no dia 09 de dezembro às 09h. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. Todos são convidados a prestigiar o trabalho dos alunos.

Para os visitantes, será possível comprar ou alugar produtos e serviços criados pelos próprios alunos em conjunto com os professores do contraturno escolar. Esta atividade faz parte da proposta do Programa JEPP, onde o objetivo é despertar nos estudantes o perfil empreendedor.

Cada sala trabalhou um tema diferente, elaborando seus produtos para vender ou alugar na feira. As salas de 1º ano desenvolveram o tema “Ervas e Aromas”; as salas de 2º ano trabalharam o tema “Temperos Naturais”; já as salas de 3º ano desenvolveram produtos com o tema “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; as salas de 4º ano criaram uma locadora de produtos; e por fim, as salas de 5º ano desenvolveram o tema “Sabores de Cores”, voltado para alimentação.

Durante todo o processo, ao longo do ano, os alunos vivenciaram o comportamento empreendedor, através de uma sequência didática, e criaram os produtos, nomes e processos de produção, entre outros detalhes.

Após o evento, cada classe definirá o que fazer com o dinheiro da arrecadação da feira.

O Programa

Conforme comentou a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental, professora Evelyn lemes Serafim Friolli, este tipo de educação leva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade.

“Isso possibilita também que os estudantes avaliem as melhores possibilidades tanto na vida pessoal como no futuro mercado de trabalho”, disse.

“A meta é promover reflexos positivos para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, e incentivar a cultura empreendedora, desenvolvendo nos alunos habilidades e comportamentos”, acrescentou.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos para esta etapa da Educação Básica procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Fonte: Secom – PMP