Escolas municipais propõem atividades on-line para alunos

Secom-PMP

Não é segredo para ninguém que esses quase 30 dias de isolamento social têm deixado as crianças sem muitas opções do que fazer dentro de casa. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um cronograma de atividades lúdicas e educativas para os alunos do 1º ao 5º Ano. As atividades são postadas diariamente nas páginas de facebook das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental, estimulando a interação entre os professores, alunos e seus familiares.

Segundo explicou a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental, a professora Evelyn Lemes Serafim Friolli, foi elaborada uma programação especial com diversas atividades como jogos, sugestões de leituras e brincadeiras que são postadas diariamente nas páginas das escolas. “As postagens acontecem duas vezes ao dia, uma no período da manhã e outra no período da tarde, para que as crianças possam se divertir e ao mesmo tempo contribua com sua aprendizagem”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, lembra que as férias escolares foram antecipadas para esse período, por isso as atividades propostas pelas Emefs são lúdicas, mas que ao mesmo tempo estimulam as habilidades e desenvolvimento dos alunos. “Nosso objetivo é intensificar o uso da internet como ferramenta de comunicação e aproximar as crianças e familiares da escola”, comentou a secretária.

Atividades

A programação de atividades sugeridas aos alunos contempla as seguintes categorias: Jogos e Brincadeiras; Atividades manuais/artísticas; Experiências científicas; Receitas; Vídeos de Leitura e Contação de histórias; Desafios (raciocínio lógico); Indicação de Filmes e Músicas; Sites Educativos e Jogos virtuais; Danças e atividades físicas; Curiosidades e Adivinhas. Além dessas categorias, cada escola deve postar pelo menos uma vez ao dia alguma orientação sobre a Covid-19.

Os alunos são convidados a participar das atividades sugeridas e se desejarem, podem gravar um vídeo e enviar para o facebook da escola, ou até mesmo postar e marcar a página da escola. Todas as 10 Emefs fazem parte da iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Participação

Para participar, basta a criança ou os pais/responsáveis curtirem a página da escola e acompanhar as postagens que acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira. São atividades que toda a família pode interagir. Além disso, qualquer pessoa pode acessar o facebook das escolas e aproveitar as sugestões de atividades para realizarem com as crianças em casa.

De acordo com a coordenadora geral Evelyn Friolli, essas atividades são específicas para o período de férias, mas caso o isolamento se estenda, outras medidas serão avaliadas pela Secretaria Municipal de Educação seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação sobre aulas on-line.

Vale lembrar que a Secretaria também elabora um plano de atividades para as crianças da Educação Infantil durante esse período de isolamento, que será finalizado e divulgado nos próximos dias.

Confira a relação das 10 Emefs

Emef Prof. Armelindo Artioli

(https://www.facebook.com/armelindo.artioli)

Emef Casa da Amizade

(https://www.facebook.com/EMEF-Casa-da-Amizade-729723993751986/)

Emef Profª Darcy Aparecida Buranello Marin

(https://www.facebook.com/darcy.buranello.3)

Emef Profª Elza Nadai Silvino

(https://www.facebook.com/emefelzanadai/)

Emef Profª Harume Kubota Da Silva

(https://www.facebook.com/harumekubota/)

Emef Profª Joana Helena de Castilho Marques

(https://www.facebook.com/maryelaine.ruizastolfo.549)

Emef Marcos Trench

(https://www.facebook.com/emefmarcostrench/)

Emef Profª Marilena Cipriano Pereira

(https://www.facebook.com/emefmarilena.cipriano)

Emef Dr. Mário Sabino

(https://www.facebook.com/emefmariosabino)

Emef Profª Montaha Gibara Ayub

(https://www.facebook.com/montaha.gibaraayub)

Fonte: Secom – PMP