Escolas municipais de Guararapes realizam ações de combate à dengue

Prefeitura Municipal de Guararapes

Em Guararapes a conscientização ao combate do mosquito Aedes aegypti começa cedo. As escolas da rede municipal de ensino têm trabalhado o tema junto aos alunos, por meio de ações práticas, lúdicas e teóricas. São reforçadas orientações, dicas e informações sobre os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Além disso, as crianças também realizam passeios em torno das escolas recolhendo, em sacos de lixo, pequenos recipientes que possam acumular água, servindo como criadouro do Aedes. Também são distribuídos panfletos orientando os moradores, confeccionados pelos próprios alunos em sala de aula. Dessa forma, os pequenos orientam e cobram os familiares, amigos e vizinhos.

Com caráter educativo, a mobilização tem como objetivo de mostrar para a população que cada um tem que fazer a sua parte.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Maria Dolores Bersani, as ações sobre a dengue são aplicadas o ano todo nas unidades escolares, assim como no ano passado, com o intuito de tornar as crianças como multiplicadoras de informação.

Aedes aegypti – O mosquito da dengue

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guararapes