Educação promove reforma na quadra da Emef Harume Kubota

Secom-PMP

A Secretaria Municipal de Educação tem investido em diversas obras de reforma e melhorias que contemplam as unidades. Nesse período de férias escolares, os trabalhos são intensificados nas escolas, para não oferecer risco aos alunos e nem prejudicar o andamento das aulas.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef “Profa. Harume Kubota da Silva”, a reforma contempla a quadra poliesportiva coberta da unidade, que apresentava sinais claros de desgaste causados pelo tempo.

Na manhã desta sexta-feira, 24, a secretária municipal de Educação, Neide Ferlim Assami, esteve na escola do Jardim do Lago, quando acompanhou os trabalhos de concretagem do pavimento da quadra poliesportiva, que em breve receberá nova pintura e demarcações.

Segundo informou a secretária, o piso da quadra da escola Harume Kubota estava bastante deteriorado por conta do desgaste natural do tempo, prejudicando a utilização dos alunos. “Essa é uma importante obra para a unidade e que vai beneficiar nossas crianças, pois a Emef Harume Kubota atende cerca de 270 alunos em período integral, sendo a quadra bastante utilizada para práticas esportivas e atividades do contrataturno”, explicou Neide Ferlim.

A empresa Villaggio Engenharia Ltda foi contratada para executar o trabalho de mão de obra de concretagem pelo valor de R$7,5 mil. A Secretaria de Educação também investe na aquisição de lonas e diversos outros materiais necessários à obra. A aquisição do concreto é feita por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, a obra ficará em torno de R$25mil, bancados com recursos próprios do município.

Etapas da obra

Para fazer a concretagem do piso da quadra foi preciso cobri-lo com uma lona. Depois, com auxílio de um caminhão, foi executado o lançamento do concreto usinado na extensão da quadra, enquanto os funcionários espalhavam o concreto e com a ajuda de uma régua vibratória, fizeram o nivelamento do piso.

A próxima etapa acontece quando o concreto começa a secar na superfície e então utiliza-se a máquinas de polimento, deixando o piso liso, polido, ideal para quadra poliesportiva. Esses dois processos demoram de 10 a 12 horas para serem concluídos e precisam ser executados ininterruptamente.

Por fim, deve ser realizada a pintura e demarcação da quadra conforme as modalidades esportivas. Entretanto, essa etapa só poderá ser feita depois de, no mínimo, duas semanas da finalização do polimento da quadra.

Fonte: Secom – PMP